{arquivo}Uma pausa para uma abordagem diferenciada neste momento da vida estadual. No jogo político da Paraíba, não há como ignorar a contribuição que muitos líderes deram ao Estado no exercício de suas funções públicas, mesmo assim cada vez mais se acentua como referência o nível diferenciado de ações e efeitos consequentes que certas Políticas desenvolvidas pelo Governo Ricardo Coutinho desenvolvem no curso do cotidiano.
Chama a atenção a dados de hoje o projeto em execução que o chefe do Executivo põe em prática, através da Secretaria de Educação e o IFPB, concretizando o intercâmbio com o Canadá levando agora em setembro 50 alunos escolhidos em concurso para estudar línguas (no caso o Inglês), através do que se convencionou programa “Gira Mundo”.
REALIDADE, LÓGICA E EFEITO
Ricardo não está inventando a roda, até porque outros Estados a exemplo de Pernambuco já praticam esta modalidade, entretanto, independentemente de autoria o que vale mesmo é a efetivação da oportunidade criada para jovens, muitos deles carentes, mas que passam a ter uma luz na vida para se qualificarem e criarem asas do voo do conhecimento fundamental.
Só quem é aluno de escola pública, como fui em toda a minha vida estudantil até o terceiro grau, pode dimensionar a liberdade e o contentamento de participar de tamanho incentivo.
Certamente que, a partir deste programa, muitas outras pessoas passam a despertar o interesse para a disputa saudável querendo ser contemplados com o programa.
DADOS
Segundo divulgação, foram selecionados 50 alunos, dos 800 classificados na primeira etapa do programa, nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs).
O primeiro colocado foi o aluno Paulo Kennedy Tavares Reis, da Escola Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha, de João Pessoa, com nota máxima – 180 pontos.
Samuel Laerte Albuquerque de Azevedo Filho, estudante do Liceu paraibano, ficou em segundo lugar com obtendo 176 pontos, enquanto outro aluno do Liceu, Rhuan Lafayette Feitosa de Oliveira Coutinho, ficou em terceiro lugar com 172 pontos.
Todos os inscritos tiveram a oportunidade de participar de um curso preparatório de inglês divididos em 20 turmas no Estado, ministrado por professores da rede estadual.
Três professores foram escolhidos como monitores das 20 turmas que obtiveram as três melhores médias. São eles: Patrícia Martins, Solanielly Cruz e Ingrid Carvalho. A classificação dos participantes do TOEIC Bridge está disponível no portal do Programa Gira Mundo: paraiba.pb.gov.br/educacao/.
SÍNTESE
É com atitudes como esta que a Paraíba se insere no contexto da vida pública com resultados diferenciados, algo que ninguém pode negar ao governador sisudo, mas operante Ricardo Coutinho.
ÚLTIMA
“Cada um dá o que tem…”

