A presença da presidenta afastada Dilma Rousseff em João Pessoa nesta quarta-feira, 15, para participar de ato em favor da Democracia no Espaço Cultural, em João Pessoa, serviu para renovar o tom duro contra o que denomina de Golpe impetrado por seus inimigos políticos, falou até da hipótese de retorno ao Governo admitindo ter votos no Senado para barrar o Impeachment, entretanto, o saldo de tudo é que não houve nada de novo e o público esteve menor do que se esperava.
Nada tira a importância de sua peregrinação pelos Estados, em especial no Nordeste, mesmo assim não há fato extraordinário que seja pinçado pelo conjunto dos discursos feitos durante o evento.
Dilma, aliás, não é das oradoras de empolgar platéia. Sua performance sempre margeou a conduta técnica e um estilo de frases longas sem uso de palavras – chave para incendiar a militância.
CRITICAS Á RETALIAÇÃO DE TEMER À PARAIBA
Palavras de Dilma: “Não governamos para três ou quatro pessoas, governamos para toda a população do País. tirar R$ 17 milhões de uma obra fundamental para o povo de João Pessoa é um desrespeito a essa prática republicana que é governar para a população e não fazer politicagem baseada naquilo que um dirigente de plantão acha que é o correto”
Ela agradeceu pelo carinho: “Só a força e o apoio de vocês é que compensam a tristeza que eu estou passando por causa dessa injustiça”. Em outros momentos de seu discurso, Dilma voltou a criticar “a pauta desse governo”, chamando-a de uma “triste realidade” e de “retrocesso”.
DIANTE DE OPOSITORES DESONESTOS
Este é o quadro real, externo a ela, que a faz estar bem na fita por onde anda, exatamente porque a cada dia surge fato novo arrolando seus adversários políticos, a partir do presidente interino Michel Temer, toda a cúpula do PMDB, PSDB, etc incluindo seu ultimo adversário Aécio Neves.
Um exemplo: o deputado federal Silvio Costa, de Pernambuco, lembrou que a ultima delação de Sérgio Machado envolve citação direta de que passou R$ 1,5 milhão para Temer, da mesma forma que disse ter transferido dinheiro de caixa dois para Aécio.
Em síntese, isto é o que dá folego a Dilma.
RICARDO ATACA TEMER
O governador da Paraiba não tem papa na língua e fez registro direto do aumento da violência, da brutalidade de atitudes do Governo Temer, por isso não poupou duras criticas ao presidente Interino.
PÚBLICO MENOR
Quem foi, passou ou acompanhou o evento pela Internet percebeu que o espaço dedicado ao público esteve aquém do que se esperava.
A causa certamente deve ter sido a indisponibilidade de transporte de pessoas dos bairros e lugares mais afastados.
ÚLTIMA
“Amanhã vai ser outro dia…”