A relação da cidade com sua história

 

O prefeito Luciano Cartaxo tem demonstrado, desde o início de sua gestão, a consciência responsável de um administrador público que reconhece a importância da relação da cidade com sua história. Na data de hoje dois acontecimentos marcam bem essa compreensão. Pela manhã entrega, completamente restaurada, a Galeria Augusto dos Anjos, um tradicional espaço do nosso comércio, que homenageia o paraibano do século. O antigo Beco do Barão passa, a partir de então, a ser mais um dos nossos pontos de atração turística.

A recuperação do conjunto arquitetônico e urbanístico que representa a ligação do cidadão pessoense com suas raízes, vem sendo encarada como uma das ações prioritárias do atual governo municipal. Tratamento igual ao que foi oferecido à Galeria Augusto dos Anjos, já foi dedicado às praças João Pessoa, da Independência e 1817. Assim como a monumentos históricos como a Casa da Pólvora e Hotel Globo, em fase de conclusão das obras de recuperação.

A tarde o prefeito visita o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano – IHGP e, na oportunidade, apresenta o Plano de Inventário do Patrimônio Cultural de João Pessoa. Trata-se de um importante instrumento para salvaguarda de nossos bens histórico-culturais, promovendo o resgate de nossa memória, constituindo-se fonte valiosa para estudo e pesquisa. Através dos registros do patrimônio cultural a ser cadastrado e catalogado pelo Inventário, as pessoas poderão compreender melhor a formação da nossa identidade construída pela herança do nosso passado.

Luciano Cartaxo fez questão de oficializar o início desse trabalho, na instituição cultural que cuida da preservação e valorização da nossa história. É uma atitude que sinaliza seu desejo de ter os historiadores como parceiros nesse importante processo de identificação dos bens materiais e imateriais representativos da diversidade e da cultura do nosso povo.

No próximo domingo será a vez de devolver à cidade o Parque Solon de Lucena, transformando aquele espaço público numa aprazível área de lazer, esporte, arte, diversão, cultura e cidadania, além de resolver problemas históricos com as inundações do entorno da lagoa. É uma obra de arrojo que fará com que os pessoenses se sintam, ainda mais, orgulhosos do seu principal cartão postal.

A revitalização do Centro Histórico de nossa capital começa a deixar de ser um sonho acalentado há muito tempo pelos paraibanos. O olhar cuidadoso de Luciano Cartaxo para os valores que formam nossa identidade cultural produzirá ainda muitos resultados em favor da preservação do nosso patrimônio histórico.


 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo