Os efeitos da candidatura de Charliton e os moídos

Quem imaginava ser mais um “balão de ensaio” sem consistência interna e externa nenhuma vai precisar rever suas análises porque, nesta terça-feira, 26, o Partido dos Trabalhadores consolidou uma etapa da disputa de 2016 pela Prefeitura da Capital recompondo cenários e essência pragmática em nível além da conta.

Vamos combinar: neste momento presente, a pré-candidatura de Charliton Machado não integra a disputa principal pelo cargo de prefeito, mas reentroniza o PT no debate sobre a cidade e seus representantes, bem como consolida a participação do partido em nova escala de valor, sem mais ser subserviente nem ao prefeito nem ao governador passando então a ser protagonista de si próprio.

CONCEITO E PROBLEMAS

Charlinho vai precisar dialogar mais para atrair a presença do deputado estadual Anisio Maia ao processo de pre-campanha, bem como terá trabalho para trazer Nabal e Basilio, embora neste ultimo caso não há menor perigo de atrapalhar o projeto petista.

No caso de Anisio é diferente porque tem mandato estadual, é liderança com base partidária.

Mesmo com a ausência de Anisio, o vereador Fuba já antecipou que ouviu do deputado que ele seguiria a decisão do PT. Em sendo assim, menos mal – como se diz lá na Torre.

LUCIANO MIRA OS PETISTAS

Acompanhado do Secretário Adalberto Fulgêncio, o prefeito Luciano Cartaxo tem abordado figuras do PT. Ontem, ele foi visto deixando o restaurante do petista histórico Ronaldo Cruz .

Uma Fonte ligada ao secretário garantiu que o prefeito propôs que se abrisse entendimentos para uma aliança entre o PSD e PT.

Há outros contatos em curso.

A SINTESE DA CONJUNTURA

Embora o PT tenha a mania de manter a regra de ter dissidência em toda eleição, no processo em curso a condição majoritária dos entendimentos e acordos fechados, assim como o aval recebido do PT Nacional, além da consciência de que o partido precisa se defender e apresentar uma Proposta Oportuna à cidade fizeram estes elementos considerarem a pre-candidatura de Carlinho.

PERFIL E BASE

A rigor, este será o primeiro teste pra valer na carreira política de Charliton. Vai ser testado agora, quando o PT enfrenta uma forte crise na imagem, mesmo assim sua conduta reconhecidamente ilibada, sem nenhum envolvimento com quaisquer desvios, além de sua condição de Doutor em Ciências Sociais entendendo as várias instancias de convivência social devem lhe dar um Suporte para atrair diversos apoios no campo especifico da esquerda e dos movimentos sociais.

Tem mais: vai anunciar apoios importantes na história petista.

Em síntese, ainda não tem voto nem densidade, mas pode ser uma surpresa no crescimento de sua dimensão no processo eleitoral.


Expedito e Domiciano podem fazer aliança

A sucessão de Bayeux tem tudo para apresentar novidades em 2016. O atual prefeito Expedito Pereira foi visto nesta terça-feira, à tarde, em João Pessoa, no escritório da agência de propaganda SIN em entendimentos com o ex-deputado estadual Domiciano Cabral.

Fontes disseram que eles deflagraram conversas que podem redundar em aliança para a disputa à reeleição de Expedito.

Os dois lideres políticos foram procurados mas não quiseram se pronunciar.

UMAS & OUTRAS

…Para anotar: o professor Jaldes Menezes, um dos mais credenciados Doutores da UFPB no campo das Humanas, deve se licenciar da Universidade Federal da Paraiba para compor o Gabinete do Senador Lindbergh Farias.

…Ambos se conheceram em tempos passados no famoso partido albanês, o PC do B.

…Mera intuição de quem sobe a ladeira do Morro: este novo cenário tira Cida Ramos da disputa para a eleição na UFPB.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê…”
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo