A falsidade

Cometemos um erro muito grande quando classificamos alguém de falso amigo. Ora, se é falso, nunca poderia ser considerado amigo! A amizade verdadeira se estabelece principalmente na confiança recíproca. Se na relação existir a falsidade, desaparece a condição primeira de se afirmarem o respeito, a consideração e a estima.

A prática da falsidade é característica das pessoas dissimuladas, fingidas, hipócritas. Quem tem a tendência a enganar, servir-se do engodo e da mentira, para conquistar confiabilidade e simpatia , vive escondido sob o manto da falsidade. Esse é o tipo de gente que abraça afetuosamente e muda a entonação da voz, faz do sorriso uma farsa, elogia perfidamente, no intuito de levar alguma vantagem.

Quando somos despertados pela constatação de que estamos sendo vítimas de uma falsidade, sentimos nossa alma ferida. A decepção toma conta do nosso espírito. Somos atingidos por sensações que vão da mágoa, ao desgosto e ao desalento. Nada pior do que verificar que estamos sendo traídos por quem depositávamos total confiança.

A deslealdade do indivíduo falso, ainda que procure ocultar por algum tempo, um dia se desmascara, aparece, deixa transparecer toda a aleivosia que seu comportamento carrega. A dissimulação não consegue se manter disfarçada. A teatralidade de suas atitudes acaba sendo notada. A falta de sinceridade, nas suas manifestações de apreço, se destaca quando ele menos espera.

A falsidade não permite que o seu praticante analise os efeitos e as consequências de suas atitudes sobre outras pessoas. Para ele o mais importante é parecer o confiável, mesmo que o tempo inteiro se ampare na mentira, na embromação e na invencionice.

Estamos cercados de pessoas que agem na falsidade. E o pior é que, quase sempre, deixamos que as aparências nos enganem e caiamos nas artimanhas e ardis deles.

• Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo