Viver em sociedade exige acordos, esforços conjuntos, parceria, solidariedade. A prática de tudo isso se resume numa só palavra: união. Sem a compreensão de que sozinhos não iremos a lugar algum, estamos fadados ao fracasso em todos os nossos projetos de vida. Portanto, muito verdadeiro o ditado popular que diz: a união faz a força.
Em tudo é preciso que haja concordância de idéias, harmonia no pensar e no agir, soma de energias. O conjunto oferece poder. Dar as mãos fortalece qualquer empreitada e sinaliza positivamente a conquista dos objetivos.
Ao nos integrarmos à coletividade ultrapassamos a individualidade e passamos a entender que dependemos uns dos outros. Colocamos nossas habilidades e inteligência a serviço do grupo social a que pertencemos, ao tempo em que aprendemos e usufruímos das particularidades dos que convivem conosco.
A união é fator indispensável na promoção do que se pretende alcançar em benefício comum. Todos reunindo empenho único na intenção de chegar a um mesmo resultado. É assim que novamente prevalece outra máxima popular nos ensinando que “uma andorinha só não faz verão”.
As revoluções, os grandes acontecimentos da história, as conquistas sociais que mudaram o mundo, foram todos obtidos através da união. A atitude humana de se irmanar no exercício de atividades que demandem interesses iguais, é fator determinante para que se verifiquem sucessos no que deseja.
• Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.
