O processo comunicativo do ser humano não se realiza apenas através da expressão oral, do sentimento pela fala, mas nas mensagens transmitidas pela expressão gestual. Mesmo quando não acompanha o discurso o gesto revela-se um importante meio de comunicação, do qual se valem os indivíduos para promoverem uma interação social.
Os gestos são manifestações corporais entendidas na comunicação conforme os contextos culturais. Um mesmo gesto ou atitude pode ser compreendido de maneira diferente de acordo com a ambiência cultural em que ele for apresentado. Cada um de nós usa os gestos em consonância com as circunstâncias sociais em que estejamos envolvidos, mas advindos, muitas vezes, da nossa história familiar, da nossa experiência de vida ou dos valores culturais que formam a nossa personalidade.
Nem sempre os gestos são ações da movimentação corporal. Os gestos podem ter grande significado nas relações pessoais através de atitudes. Ouvir com atenção o que alguém nos fala, é uma atitude que podemos qualificar como um gesto de respeito e de consideração. Desejar “bom dia” é um gesto que exprime desejo de boa convivência, espírito de fraternidade, sem que seja preciso qualquer expressão corporal.
Mas, são nos pequenos gestos que conseguimos perceber as grandes atitudes. Gestos cheios de significados que podem fazer a diferença no dia, tanto para quem os expressa, quanto para quem os visualiza. Precisamos valorizar os pequenos gestos e nos esforçarmos para captar neles as mensagens que nos ajudarão a alcançar melhor o verdadeiro sentido da vida. Potencializar nossa capacidade de diálogo, exercitar cada vez mais nossa força interativa na sociedade.
Será muito bom que prestemos mais atenção nos gestos dos outros, para que assim possamos nos sentir mais inseridos no mundo real em que vivemos. Nos gestos podemos enxergar mensagens de agradecimento, de reverência, de súplica, de afeto, de respeito, de advertência, de elogio, de ofensa, etc. Se fizermos a leitura correta dos gestos, por menores que sejam, estaremos mais preparados para uma convivência social que nos proporcione paz e felicidade.
• Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.