A obsessão

 

Nos sentimentos que dominam nosso comportamento somos às vezes imperceptivelmente atacados por um que nos causa muito transtorno: a obsessão. Todo mundo já viveu essa experiência. É quando adotamos uma ideia fixa, nos focamos exclusivamente numa situação ou objetivo.

Quando elegemos uma meta a ser perseguida, é prudente que isso não se torne uma vontade exagerada, um interesse único na nossa vida. Porque essa obsessão vai fazer com que nunca nos sintamos realizados, vamos achar sempre que falta algo, que o nosso desejo não está plenamente alcançado.

Quando esse sintoma se torna um vício, aí reside o perigo. Perdemos a noção do que é certo ou errado. Ficamos reféns da obsessão que se afirma no nosso pensamento. Não conseguimos controlar as emoções. Nas relações amorosas revelam-se as crises de ciúmes. Obsessivamente vinculados a alguém por paixão, nos vemos na insegurança, enxergando equivocadamente ameaças de perda.

No espiritismo se diz que os obsessivos são influenciados por espíritos inferiores, tornando-os suas presas. Defendem que são manifestações de vínculos do passado, consolidados em outras vidas.

Independente dessa interpretação da doutrina espírita, o fato real é que a obsessão termina sendo uma patologia, uma doença, uma neurose, que precisa ser tratada. Ela compromete a personalidade de quem se vê alcançado por sua força de dominação.

Convém estarmos sempre atentos para não agirmos de forma obsessiva, seja em qual circunstância for. A insistência emocionalmente provocada, a impertinência que incomoda, a preocupação constante com tudo o que diga respeito ao foco de nossa atenção, perturbam a tranquilidade, a paz de espírito e o bem estar pessoal. O melhor é assumirmos o controle de nossas emoções e recuperarmos a racionalidade nos procedimentos da vida.

• Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo