{arquivo}Estrategicamente, há anos desde que Luiz Inácio Lula da Silva ascendeu à Presidência da República que o ex-seminarista e Doutor em Política de nome Gilberto Carvalho povoa o terceiro andar do Palácio do Planalto como eminência parda participando e costurando os mais importantes projetos e contra-reações às tantas crises vividas pelo Governo do PT nos 11 anos e poucos meses de Legado.
A síntese do parágrafo inicial serve para dizer que um gestor dessa dimensão não viria a João Pessoa por acaso, que não fosse visando reverberar conceitos e encaminhamentos da presidência e, depois das 18h30, do Partido dos Trabalhadores.
Hábil e muito respeitado, Carvalho esteve em ambientes formais como a Caixa Economica Federal anunciando com o Ministro das Cidades mais R$ 360 milhões para a Prefeitura de João Pessoa, da mesma forma que, depois do expediente, vestiu camisa do PT e foi fazer política em favor de Lucélio Cartaxo, Rodrigo Soares e Aguinaldo Almeida – nos três casos defendeu o voto neles.
Neste contexto, contudo, o Ministro acabou ignorando ou não dando relevância à uma candidatura posta ao Governo em defesa da candidatura da presidenta Dilma Rousseff, a do senador Vital do Rego Filho, sem merecer nenhuma menção pública numa hora tão sutil como a que vivem PT, PMDB e PSB em face da aliança primordial da legenda petista.
Carvalho não quis dar entrevista, apesar das tentativas, mas deixou claro que estava em missão de Dilma para reforçar Aguinaldo, mesmo assim não teve tempo para realçar o papel estratégico vivido por Vital como palanque exclusivo da presidenta na Paraiba, a não ser que, nos bastidores, esteja se acertando com Ricardo Coutinho – cujo Guia Eleitoral exagerou na dose de seu programa com Eduardo Campos.
Trocando em miúdos, o Ministro pode até não dimensionar mas as atitudes e formas de cuidar das coisas políticas da Paraiba deixou uma bomba chiando, sobretudo porque a campanha de Dilma não pode ignorar nenhum aliado muito menos um personagem do tamanho de Vital e um partido da dimensão do PMDB.
Alguém está blefando, alguém está criando coisas ou existem coisas não repassadas a todos. Mas, logo, logo saberemos de cor e salteado quem são os personagens e os rumos do futuro próximo.
APOIO A LUCÉLIO
Na sua fala aos militantes do PT ele defendeu o voto no candidato
do seu partido, Lucélio Cartaxo,, ao Senado. Neste caso como partidario
Não poderia ser diferente.
UMAS & OUTRAS
…O prefeito Luciano Cartaxo foi comemorar o saldo do dia no Apettito Tratoria ao lado da esposa Maisa e dos filhos.
…Até sábado deve sair o relator do processo do PT e a aliança com o PSB com contestação do PMDB.
…Tem muita gente insossa nesta conjuntura esquedizante.
…O deputado estadual Frei Anástico renovou o apoio a Vital Filho.
…A Moura Doubeux está deixando João Pessoa.
ÚLTIMA
“Cada um dá o que tem…”