Pesquisas de Opinião e perigo de manipulação

{arquivo}A morte de Eduardo Campos acabou abafando o efeito de uma decisão importante tomada nesses últimos dias, a partir da juíza auxiliar da propaganda eleitoral, Liliane Meira Lima, determinando a suspensão na divulgação de duas pesquisas de dois institutos diferentes publicadas no Jornal da Paraíba e Correio da Paraiba.

O argumento esposado foi de que haveria irregularidades no decorrer da pesquisa, a exemplo de registro obrigatório de informações exigidas pela resolução 23.400 do TSE, que, de acordo com a tese acatada, se fazem premente o registro do preço de mercado da pesquisa, além da identificação dos bairros e municípios pesquisados.

Levando em conta a decisão da magistrada, há se de supor que o instrumento da Pesquisa anda em crise na sua mais importante referência que é a credibilidade.

Ora, se isto é verdade é possível também admitir que nesse processo está em questionamento a possibilidade de manipulação de dados – o que se caracteriza com muita gravidade.

Vamos aguardar os desdobramentos, mas ano que vem o Congresso Nacional precisa tomar vergonha na cara e resolver muitos problemas – tabus, como a Reforma Política e nela a normatização das pesquisas porque podem estar dizendo na Paraíba verdades inexistentes no tamanho apresentado pelos instituto.
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo