Saúde e Segurança aguçam o debate

{arquivo}A Paraíba acabou sendo manchete neste domingo em dois grandes veículos de comunicação do País – o programa “Fantástico”, da Rede Globo, com denúncia de precariedade e até morte por não atendimento no sistema de saúde a partir do represamento de Macas do serviço do SAMU no Hospital de Traumas de Campina Grande e ainda, pelo jornal “O Globo” apresentando números do crescimento da violência no Estado.

Os dois assuntos sem dúvidas devem tomar conta do debate política entre os candidatos ao Governo porque, entre outros fatores, indicam conflito de informações diante de argumentos do Governo se confrontando com a realidade à frente.

O governador Ricardo Coutinho, por exemplo, tem falado repetidamente no aumento de leitos nos hospitais, entretanto, a realidade de represamento pode indicar que esteja faltando equipamentos para liberar as macas. Os dados da violência expostos pelo Jornal

O Globo também se fazem contraditórios e frágeis aos argumentos de que caiu a violência na Paraiba.

CASO DAS MACAS

No caso das Macas, o programa fez levantamento em diversas cidades/estados do País, entre eles São Paulo, Sergipe (Aracaju) e Paraíba (Campina Grande) mostrando imagens de graves problemas registrados pelo represamento das macas, portanto, o não atendimento do serviço de Emergência ou retardamento na execução da assistência levando em alguns casos a óbito.

Em Campina Grande, a reportagem mostrou equipes do SAMU sem condições de atendimento por conta da retenção das Macas no Hospital de Traumas. O coordenador do programa disse que, mesmo as macas reservas em quantidade de dez, também acabam retidas no hospital. Um entrevistado falou da morte de seu pai pelo não atendimento de urgência pela ambulância do SAMU.

Já o Secretário de Saúde, Waldson, explicou que o problema não é do hospital de Traumas e sim do SAMU.

MAIS VIOLÊNCIA

Já no Jornal “O Globo”, reportagem sob o titulo “Violência sem trégua” indica que, ao invés de reduzir, cresceu o índice de homicídios no Brasil onde aponta a Paraiba como o segundo Estado que mais piorou no enfrentamento à violência ficando acima de Sergipe, Minas Gerais e Bahia.

Segundo a reportagem, a taxa de homicídios cresceu de 24,3 para 39,3%.

SINTESE

Será muito importante acompanhar e identificar os argumentos que o governador vai usar nos dois casos porque, em tese, significam necessidade de mais leitos e, no caso da Segurança, o aumento dos homicídios na margem exposta também deve preocupar e, na sequência, aguçar o debate e criticas da Oposição ao candidato à reeleição.

UMAS & OUTRAS

…Esta semana promete ser decisiva.

…Será importante acompanhar as novas decisões do TRE/PB respingando no TSE.

…Em Brasilia, muitas articulações e encaminhamentos devendo transbordar nos estados, inclusive na Paraíba.

…A moeda do “ódio mais novo” tem sido adotada em diversos casos, como de familiares do senador Cicero Lucena – irritados com o alijamento do lider do PSDB, por isso estão fechando com Ricardo Coutinho. Esqueceram que foi o lider do PSB o responsável pelos maiores tormentos da vida pública do parlamentar.

…O empresário Deca do Atacadão tem se preparado para assumir o Senado.

…Mobilização de gente grande a que fez o candidato ao Senado, Lucélio Cartaxo, ao superlotar o auditorio do Hostel Tambaú.

…O marqueteiro Fernando Veloso vai falar sobre seu desligamento da campanha do PSB.

…A Antares ainda não assumiu o Marketing do time socialista.

…Josafá Soares, paraibano capaz residente em Maceió, vai assumir nova missão importante no Governo de Alagoas. Ontem, foi visto em festa familiar com gente de primeira qualidade. Deu para anotar a presença distinta do empresário Neno Rabelo, exemplo de empreendedorismo no mercado editorial.

….Devo agradecer a Deus pelo dia dos País ao lado de Filhos e Netos adoráveis.

ÚLTIMA

“Menino segure o fole/ não deixe o fole parar/

abra o fole/ feche o fole/ finfurim-furim-funfá…”
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo