{arquivo}O resultado do Tribunal Regional Eleitoral decidindo por 4 a 3 em favor da aliança do Partido dos Trabalhadores em nível estadual com o PSB, derrotando a tese do PT Nacional de composição com o PMDB, expõe uma condição que faz o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Cartaxo – leia-se Lucélio – vibrarem como reforço estratégico de campanha.
A manutenção desta decisão no plano federal, ou seja, no Tribunal Superior Eleitoral significará fator referencial deste estágio do processo sucessório em nível portanto especial porque ampliaria o tempo de Rádio e TV num patamar que, sem ele, certamente o governador teria mais dificuldade para expor seu conteúdo programático.
Além do governador e do prefeito, o resultado cria um sentimento de reforço também ao presidente estadual, Charlinton Machado.
No contra-ponto deste encaminhamento processual, o PMDB e a candidatura de Vital do Rego Filho se ressentem porque significa perda de valores estratégicos, portanto, afeta inegavelmente toda a conjuntura de campanha. Fragiliza um reforço que transformaria o processo em outro patamar de realidade, por isso só resta buscar recompor a aliança com o TSE.
O RECURSO E A EXPECTATIVA
Com a decisão do PMDB de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral se faz indispensável acompanhar o rito e a velocidade processual na Corte máxima porque a ratificação do resultado estadual terá um desdobramento já conhecido, inclusive nesta análise, da mesma forma que, se por ventura, houver revisão causaria estragos e geraria novo contexto de disputa.
Sem a influência e/ou pressão mais forte na base estadual, o TSE pode se manifestar em tempo razoável até o final do mês, no máximo, portanto por ser matéria já de posicionamento da Corte é provável que haja decisão sem demora.
A POSIÇÃO DO PT
O presidente estadual, Charliton Machado, deu o tom da repercussão no partido: “A decisão do TRE/PB, nada mais é do que o reconhecimento jurídico eleitoral e partidário das resoluções construídas na convenção do PT da Paraíba, em cumprimento aos fundamentos estatutários, bem como, as diretrizes políticas e os princípios legais. Vamos ao debate político, respeitando o ambiente democrático e a defesa programática, sem atos de imposições. Vamos seguir em frente, com Dilma, Lucélio e Ricardo!!!”
PMDB RECORRE
O advogado Roosevelt Vita anunciou que o PMDB recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral da decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que por 4 a 3 manteve a aliança do PT da Paraiba com o PSB ignorando portanto a recomendação do PT Nacional de composição com o PMDB.
– Trata-se de matéria com jurisprudência no TSE, por isso projetamos que o Tribunal examine logo o nosso recurso – explicou. Para ele, o voto do juiz federal no processo sinaliza por um entendimento a ser levado em conta.
RECADO DA CONJUNTURA
Gostar ou odiar o governador RC é algo que se faz possivel admitir existir. Não é falácia, é verdade. Seja qual for a condição, entretanto, é preciso admitir que ele anda vivo, muito vivo nesta disputa.
O resultado do TRE traduz muito desse componente.
LUCÉLIO REPERCUTE
“Ficou provado que não adianta apelar para essas práticas ultrapassadas. Estávamos certos do nosso direito e ele se confirmou Acabou o tempo do PMDB ganhar no tapetão. Ganhamos na Justiça e agora vamos ganhar no voto!”, afirmou o candidato a senador, Lucélio Cartaxo.
A CRENÇA DE VITAL
Pela demonstração dada, o candidato do PMDB ainda confia na reversão de quadro no TSE por considerar a matéria em tela como de “Direito muito em nosso favor”.
Ele acha que tem muito jogo para jogar podendo gerar novidades.
E DILMA, C0MO FICA?
A realidade regional sem dúvidas é mais forte, por isso se faz importante avaliar os efeitos desta decisão de hoje no âmbito da campanha de Dilma Rousseff à reeleição.
Ela já conta com o PT, obviamente, mas se este resultado for confirmado no TSE para onde vai o PMDB recusado pelo partido dos Trabalhadores?
Certamente, Ricardo passa a fortalecer mais seu candidato, Eduardo Campos, por isso o contabilização de fora deve ser bem diferente da dentro.
Será que isto um dia entra na pauta de alguma avaliação e encaminhamento?
Qual o futuro de Dilma, então, na Paraiba sem somar votos e partidos?
Mas o PT é crescido e sabe o que faz.
ÚLTIMA
“Tô vendo tudo/ tô vendo tudo/
mas bico calado/ faz de conta que sou mudo…”

