As novidades produzidas com a decisão do PMDB de tirar a candidatura de Veneziano Vital tem produzido inúmeras falações, repercussões e prognósticos mas, antes de qualquer coisa, vamos pensar conjuntamente: o cenário anterior produzido pelas pesquisas vai mudar de rumo com as alterações de apoio do PMDB e PT ao governador Ricardo Coutinho?
Em tese, a resposta a esta pergunta divide opiniões porque os governistas/ricardistas acham que sim, da mesma forma que profissionais de Estatística e outros, inclusive da Oposição, asseguram que não.
O fato é que o volume dos fatos gerados com a desistência de Veneziano produz um sentimento de vitória a Ricardo e companhia em nível do que é preciso ter bom senso para estudar os efeitos do que as pesquisas vão apontar sobre aceitação ou rejeição ao conjunto dos fatos.
Até antes destas novidades, todas as pesquisas – sem exceção, apontavam posicionamento pro Cássio Cunha Lima, da mesma forma que registravam crescimento gradativo de RC em face da inanição e da pouca expressividade de Vené, mesmo assim o componente da Rejeição indicava números preocupantes para o governador em relação ao senador.
Objetivando: o fator Rejeição será decisivo para compreendermos o futuro da disputa de 2014, agora entre dois candidatos, levando o processo a um possível resultado de primeiro turno, portanto, aguardemos os novos indicadores sabendo que dele sairá a projeção mais realista do futuro da eleição para o Governo.