{arquivo}BANANEIRAS – De uma hora para outra, o PMDB paraibano e seus maiores lideres resolveram eliminar definitivamente a pré-candidatura do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, construindo uma outra alternativa de composição admitida com as duas outras alternativas existentes – governador Ricardo Coutinho e senador Cássio Cunha Lima – ocupando de forma co-adjuvante os postos secundários da sucessão.
Ao admitir, conversar e consolidar essa hipótese o PMDB destituiu-se da condição de partido protagonista para ser secundário, aproveitando qualquer uma das caronas políticas em nome de acomodações gerais de sobrevivência. O partido agindo assim perdeu sua conduta guerreira e desconsiderou importante acordo político construído com o PT paraibano – uma legenda muito solidária e presente nas ultimas disputas majoritárias pemedebistas.
Produzindo ações assim, o PMDB sepultou de vez a candidatura frágil de Veneziano que não soube ao longo do processo nem ser candidato protagonista nem contra-ponto a Ricardo Coutinho, missão essa exercida por Cássio, mesmo este tendo sido o principal avalista do governador.
PRAGMATISMO E FUTURO
O ex-governador José Maranhão acertou com o senador Vital Filho e outros co-adjuvantes levar ao partido as duas opções existentes, embora no intimo o também ex-senador tenha sempre se manifesta pro RC, que tem ido à sua residência com freqüência, embora haja dissidência no encaminhamento puxado pelo deputado federal Manoel Junior.
Maranhão e Vital acertaram que o próprio senador, na expectativa de no futuro ser o governador condutor de sua reeleição, tenha Maranhão como senador (antigo desejo dele e de outrem), só que este encaminhamento não é consensual, ou seja, convive com contestações.
Em sendo assim, Vital até ajustou a proposta colocando Nilda Gondim como vice e Vené como Federal, mas o PMDB vive a turbulência, embora Zé e Cia deva consolidar a proposta.
REAÇÕES DIFERENTES
O deputado federal Manoel Junior assegurou que não vai endossar este processo construido em favor de apoio a Ricardo e disse entender tudo sem amparo e apoio das demais tendencias do partido.
O vereador Fernando Milanez foi mais longe: considera tudo um suicidio partidário.
UMAS & OUTRAS
…O vereador Fernando Milanez resiste a esta composição. Acha que o partido estará sendo levado ao suicídio político.
…O deputado federal Manoel Junior pode até não assumir publicamente, mas está fortemente contra essa nova formula do PMDB.
…O empresário e ex-deputado federal Ivan Burity está irradiante com a novidade de apoio do PMDB.
…Rômulo Gouveia, “eterno senador de Ricardo” anda dançando na chuva sem nenhum amparo de guarda-chuva.
…Maranhao dizia ontem (segunda-feira), em Bananeiras, que o acordo com o PSB está selado..
…Depois foi dormir em Araruna, sua terra natal, onde sua irmã e lider Wilma Maranhao vota contra ele e apóia seu filho Benjamim.
…No Altiplano tem mais gente apoiando esse acordo com Ricardo.
…Cássio passou por Bananeiras e Solanea no domingo mas meteoricamente.
… Sum House – é nome de inspiração americana tupiniquim mas de qualidade contextual em nome de sua dimensão. Isto em
Solânea.
…Beto Brasil é um prefeito ausente em Solânea, a propósito.
…Tem bomba para estourar. Depois do São Pedro. Ou bem pertinho dele.
ÚLTIMA
“Eu quero me trepar num pé de coco..”