A elegibilidade de Cássio e o novo momento do PT

(Walter Santos está em viagem e Marcos Wéric escreve interinamente)

A decisão de ontem a noite do Tribunal Superior Eleitoral respondendo consulta do deputado Pedro dos Santos Lima Guerra de que a data da eleição é a que conta para o prazo de inelegibilidade caiu como um bálsamo para os cassistas e para o próprio senador Cássio Cunha Lima que já começava a conviver com a mesma especulação de que não seria candidato, que enfrentou em 2010. No caso do PT, é nítido e sem questionamentos que o partido vive um novo momento desde a eleição do prefeito Luciano Cartaxo para governar a principal cidade do estado.

É claro que a tese da elegibilidade de Cássio ainda será discutida e é certo também que o tucano deve enfrentar além dos boatos e especulações, questionamentos jurídicos e impugnações, mas o staff jurídico do senador afirma que a decisão de ontem põe fim a qualquer dúvida.

Do ponto de vista estratégico, os adversários precisam pesar até que ponto esse assunto é prejudicial ao tucano. Cássio já se apropriou do discurso de vítima e não perde a oportunidade de apelar: deixem o povo votar. Venhamos e convenhamos, Cássio faz muito bem esse papel, ainda mais quando do outro lado tem alguém que faz muito bem o papel inverso.

As inscrições dos nomes de Lucélio Cartaxo para disputar o senado, e de Nadja Palitot para concorrer a Câmara Federal, mostra muito bem o novo momento que o PT vive no estado, se colocando como protagonista na disputa eleitoral. Numa disputa para o Senado, onde os dois primeiros colocados nas pesquisas não serão candidatos, Lucélio entra na disputa não para fazer número, mas disputa em pé de igualdade com todos os outros nomes.

Nadja se mostrou fiel ao prefeito Luciano Cartaxo, desde quando colocou seu nome para disputar o governo e apesar do cachimbo da paz ter sido acendido entre os Cartaxos e o Padre Luiz Couto, a ex-deputada deve contar com o apoio do grupo majoritário que comanda o PT hoje e pode surpreender na disputa, apesar de Couto ser disparado o favorito para ficar com a vaga do PT da Paraíba na Câmara.

Última

Quem não pode com o pote, não pega na rodilha …

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo