Efeitos de Dilma, ainda PMDB-PT e a CPI do Trauma

{arquivo}O mundo político se reveza na velocidade dos fatos tantos que é impossível represá-los e deixá-los à margem das análises, como se deu desde ontem com a presença da Presidenta Dilma Rousseff em João Pessoa emblematicamente vindo duas vezes à Paraiba só numa semana, diante de desdobramentos nas negociações do PMDB e PT no Estado e ainda acenos e movimentos para a instalação de uma CPI do Trauma, conforme tem sido aventado.

Claro que cada coisa é uma coisa, como dizem os filósofos do bairro da Torre, mas a presença de Dilma serviu para compreender o papel que o Nordeste e, em particular, a Paraiba tem no jogo sucessório porque, de uma lapada só nesta semana ela esteve no Sertão e na Capital do Estado tocando em questões de fôlego, a exemplo da Transposição do São Francisco e na formação educacional de Jovens, no caso o Pronatec – uma ação de forte repercussão nas novas gerações.

A vinda de Dilma tem a ver com sinais passados de queda na aprovação, por isso o reaquecimento de sua imagem resolvendo assuntos relevantes para as atuais e novas gerações têm sentido emblemático demais na busca de superação dos problemas normais de uma pré-campanha tão longa.

Trocando em miúdos, o Nordeste cumpre papel preponderante e sabendo disso a presidenta radicaliza em conviver mais e próximo dos estados que o Governo petista – Lula e Dilma tanto produziu em favor dos nove estados.

A NEGOCIAÇÃO FINAL

Desde ontem, atores do PT – a partir do prefeito Luciano Cartaxo, assim como do PMDB trava diálogos e conversas as mais variadas visando dinamizar o palanque de Dilma em torno da pré-candidatura de Veneziano Vital.

Ontem, a reunião demorada sobre conjuntura e perspectiva tratou de vários fatores e possibilidades, a exemplo da repetência e/ou insistência para que Lucelio Cartaxo seja candidato ao Senado e não à Câmara Federal, como conceitua e defende Luciano Cartaxo.

O fato é que está se afunilando as tratativas para colocar o bloco na rua.

CPI DO TRAUMA

Támbém ontem tomou vulto as articulações para que até terça-feira seja concretizada a CPI do Hospital de Traumas com objetivo especifico de identificar o que a Oposição considera de desvios de recursos públicos, desde que o gerenciamento do equipamento passou a ser de uma ONG, no caso a Cruz Vermelha com base no Rio de Janeiro.

Há fartura de documentos a envolver muita gente “casca grossa”, inclusive um ex-lider político paraibano envolvido com escândalos passados, além de uma forte dosagem de vontade da Oposição, que já tem assinaturas de sobra, para expor aos quatro cantos.

Entre os documentos, está o repasse de dinheiro de campanha para um líder político influente – tudo isso vindo à tona a partir da próxima terça-feira.

UMAS & OUTRAS

…Na solenidade de ontem, diante de Dilma e autoridades, o prefeito Luciano Cartaxo ao iniciar seu discurso fez questão de citar todos os lideres sem esquecer o governador Ricardo Coutinho acrescido na leitura do sobrenome Vieira. Mostrou elegância protocolar.

…Na vez de RC, ele não citou Luciano e só lembrou Luiz Couto.

…O PT estadual anda tiririca da vida com Luiz Couto por voltar a defender a candidatura de Ricardo sabendo dos entendimentos com PMDB. O presidente estadual, Charlinho, deu ultimatum ao parlamentar.

ATUALIZAÇÃO DA COLUNA / BLOG – Perdoe-me por, às vezes, retardar a renovação de conteudo deste espaço. É que a condição de Colunista vez em quando é afetada pela necessidade de minha porção empresarial de resolver muitos pepinos para manter a empresa WSCOM em estágio de equilibrio e vanguarda. Não é fácil compatibilizar as duas coisas. Somente nós e Deus sabemos da ginástica enorme para resolver questões tão importantes.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê…”
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo