{arquivo}SÃO PAULO – A partir da próxima terça-feira, a cidade de João Pessoa vai conviver com um elenco de novos Secretários substituindo os demissionários voluntariamente adicionados da ocupação titular dos cargos exercidos pelos Adjuntos, a exemplo das Finanças. Trata-se, a rigor, de um ato burocrático normal, mas nem de longe isso representa a nova fase do prefeito Luciano Cartaxo, atualmente se encontrando em nova dinâmic, visível até.
Com base em informes minuciosos de cada Secretaria, sobretudo do ritmo de obras e serviços existentes – aliás, o volume é alto para a resolutividade em processo anterior, a exigir do prefeito mais cobrança e respostas visando concretizar os tantos projetos e recursos disponíveis. Ele tem dimensão da necessidade de ser mais ágil.
Para isso, Luciano Cartaxo precisou deixar mais evidente a Cultura de trabalho com resultados a partir do seu próprio desempenho, posto que tem dado ritmo à sua aparição pública com mais assiduidade para reforçar os encaminhamentos do Orçamento Democrático em curso nos bairros e as ações macro tomadas como projetos determinantes na Capital.
Mas, sem que muitos se apercebam, Luciano tem empregado um estilo de quem dorme tarde e acorda cedo, já fiscalizando obras e serviços logo cedo da manhã como tem ocorrido diariamente. 7 da manhã já é possível ver o prefeito nas ruas cobrando celeridade dos serviços.
É esta conjuntura que dirá a longevidade dos Secretários porque,ninguém se iluda, que a manutenção vai depender de outros fatores, inclusive composição política, mas sem resultado na prática não existirá secretário “ad eternum”, pois a cobrança do prefeito será por resultados, seja quem for.
PARCERIA COM SÃO PAULO I
{arquivo}Quem adentra ao prédio suntuoso da Prefeitura de São Paulo nem de longe dimensiona o tamanho de um organismo com tantas responsabilidades a dar conta de um público exigente até demais, o cidadão da Capital paulista.
Dentro da estrutura do Governo Fernando Haddad, já demonstrando diferença na conduta e gestão, existem técnicos de todos os níveis, muitos da Casa e outros convocados para missões especificas. Dentro desse contexto, pontificam dois paraibanos de boa Cepa, como se diz lá na Torre.
PARCERIA COM SÃO PAULO II
São o médico e diplomata Marcelo Costa, jovem valor e crescimento na área, atuando de forma reconhecida dentro e fora da PMSP. É ele quem costuma ser convocado para as viagens internacionais do prefeito Haddad. O outro chama-se Vicente Plá Trevas, cujos familiares (irmãos, sobrinhos, etc) moram em João Pessoa.
Ambos, por motivações diversas, estão provocando os Secretários da Prefeitura de João Pessoa para que estejam em São Paulo conhecendo táticas, conteúdos e projetos capazes de impactar em caso de implantação na capital pessoense.
Tivemos acesso a um conjunto de documentos que mostram a diferenciação da gestão Fernando Haddad, certamente a dar resultados em curto e médios prazos.
UM EXEMPLO FENOMENAL
{arquivo}Ninguém, morador ou visitante circunstancial deste terra impressionante, podia se sentir à vontade diante da Cracolandia em pleno centro de São Paulo. Nos ultimos dias, tomamos a iniciativa de conhecer mais de perto as ações existentes e em curso na atualidade, a partir das decisões implementadas.
Fiquei impressionado com alguns dados: primeiro, a quantidade de pessoas viciadas e moradoras do local caindo de 2.500 pessoas para quase 100. Detalhe: boa parte dessa gente ou está em tratamento humano, residindo em apartamentos / moradias por perto de qualidade fruto da ação da Prefeitura e outros organismo.
Para se ter uma idéia: Haddad já aproveitou duas senhoras (em tratamento do vicio) como assessoras de sua equipe, inclusive no trato das questões que dominam e, pessoalmente, quase que diariamente, o prefeito convive “in loco” com drama, as pessoas, exigindo solução humanizada.
Afora a ação particular de Haddad, há um conjunto se secretários agindo de forma preponderante no programa “De Braços Abertos”. De supetão, me vem à mente o nome da Secretária de Assistência Social, Luciana Temer. De jeito simples, acessível, mas de resultados impressionantes.
UMAS & OUTRAS
…Já começaram a pedir votos para Pedro Cunha Lima no cargo de Deputado Federal.
…O assessor internacional e da cúpula do Cerimonial de São Paulo, Marcelo Costa, é natural de João Pessoa. Em Julho, ele vai dar um prêmio humano especial aos pais médico Ceicinha e Wamberto Costa: vai nascer a primeira Neta.
…O advogado Marcelo Weick resolveu enveredar pelo Doutorado em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ÚLTIMA
“O olho que existe/ é o que vê…”