{arquivo}BRASILIA – A presença na solenidade de posse do novo Ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, de todos os Comandantes das Forças Armadas brasileiras, mais outros ministros civis ilustre e representantes dos principais partidos aliados, entre eles a figura emblemática do deputado federal Eduardo Cunha foi a senha que faltava para mostrar que o rumo da crise interna na Base de Dilma Rousseff está debelada.
Os sinais são tão evidentes que, no Congresso Nacional, perde força a instalação de CPI da Petrobras certamente a tomar novo rumo daqui em diante neste e em outros casos desidratando a Oposição eufórica até a semana passada.
O nível das presenças na posse e os novos fatos de relativa tranqüilidade nas relações na Base Aliada no Congresso Nacional já são fruto da articulação exitosa do ex-Ministro do Governo Lula voltando agora com toda a corda e prestigio para recompor a unidade política que possa dar à presidenta Dilma certa recuperação na idéia e trabalho da reeleição.
VITAL DO REGO PRESENTE
O senador Vital Filho citado nominalmente pela presidenta Dilma no discurso único de posse denota presença e consideração ao lado de outros parlamentares presentes à solenidade na sala especial do Palácio da Redenção, no segunda andar.
A DEMORA DESESTABILIZANTE
Noutro patamar, mais estadual mesmo, percebe-se que o alongamento do prazo e/ou tempo para o PT paraibano anunciar seu posicionamento de apoio à candidatura de Veneziano Vital começa a passar da impaciência pela desidratação política que tem causado.
Ora, está mais do que convencionada a necessidade urgente de Vené contar com o reforço pemedebista nesta e na próxima fase, da mesma forma que o PT e, sobretudo, Dilma precisam do PMDB na Paraiba para garantir palanque qualificada na disputa presidencial.
Ou agem ou a desidratação periga com diversos aliados, a exemplo do ex-governador José Maranhão conversando até com Ricardo Coutinho.
CÁSSIO AINDA ESPERA BENJAMIM
Se depender do senador e lider do PSDB paraibano ainda vai haver tempo para atrair o deputado federal Benjamim Maranhão para o campo de seu apoio na disputa pelo Governo do Estado.
Cássio tem insistido no diálogo, que pode gerar novidades. Há quem aposte nisso.