As lições que brotam da Pesquisa CONSULT

{arquivo}Os números apresentados pela nova pesquisa CONSULT para o Portal MaisPB em princípio, tomando por bases outras aferições existentes até mesmo o trabalho de campo deste mesmo instituto, ano passado, encomendado pelo WSCOM mostram a a manutenção da liderança do senador Cássio Cunha Lima com diferença expressiva de quase o dobro de intenções do segundo colocado, governador Ricardo Coutinho.

Mas, partamos do primado basilar de que pesquisa é o retrato de um momento, razão pela qual nos atemos a avaliar o quadro de agora, embora seja conseqüente imaginar a projeção dos números na direção do futuro.

Para mero exercício de análise, nos deparemos com os números de agora:

Pesquisa estimulada

– Cássio Cunha Lima – 40,80%
– Ricardo Coutinho – 23,90%
– Veneziano Vital – 12,15%
– Nenhum – 12,80%
– Não sabe dizer – 10,35%

Com base nestes números, podemos admitir que mesmo ainda não sendo candidato assumido, posto que vive o esticado da corda em consultas internas no PSDB como mera estratégia política, o candidato do PSDB lidera as intenções de voto.

Ora, se isto é verdadeiro e incontestável, inclusive pelo grupo do governador por dispor de pesquisas, haveremos de conceber a tese de que as campanhas publicitárias do Governo apontando obras e serviços da atual gestão não estão fazendo efeito esperado no inconsciente coletivo da sociedade,

Isto é importante acentuar porque outras pesquisas com outros valores especiais dão a aprovação do Governo por

52% dos entrevistados. Se é assim, certamente que tem se consolidado outro elemento para análise, ou seja, o Governo é aprovado mas o candidato não.

VENEZIANO RESISTE

{arquivo}Pode parecer mera retórico política, e não é, mas o pré-candidato Veneziano Vital se mantém na casa acima dos 10% já há algum tempo, portanto, se conseguir consolidar a aliança com o PT e outros partidos da base de Dilma Rousseff tende a crescer nas intenções de futuro porque o partido de Lula e aliados devem gerar musculatura eleitoral.

Na prática, Vené continua espremido feito tapioca por duas forças políticas forjando um embate direto entre eles sem dar trégua nem chances dele criar mais fôlego daí a necessidade urgente de resolver suas alianças e partir para nova estratégia de sobrevivência porque, no mínimo, ele levará o pleito ao segundo turno.

CONCEITO E AJUSTES COM ALIANÇAS

{arquivo}Certamente que o futuro da disputa passa pela consolidação do conceito de cada candidatura na relação com o imaginário do eleitor. A dados de hoje, embora Vené seja mais adversário no campo real, Cássio é quem tem atraído o conceito de oposicionista.

Ao governador haverá de exigir esforço hercúleo para minimizar o conceito particular de um governante com valores a estimular rejeição, algo extremamente perigoso e fatal porque numa hipótese de segundo turno – e esta acontecerá na Paraiba, será o fator rejeição o definidor da escolha do eleitorado.

Isto é tão forte que, ninguém hoje duvida de que, se houver segundo turno as forças se unem contra o governador – e este é um dado muito preocupante ao futuro do líder do PMDB.

Aliás, antes de juízo final, não esqueçamos Vené, as alianças e a força do PMDB, mesmo com seu asfixiamento a estrangular seu crescimento.

OS NÚMEROS DA CONSULT PARA A WSCOM

Como pontuou o Editor Geral, Marcos Weric, no dia 14 de março de 2013 o Portal WSCOM divulgou pesquisa realizada pelo Instituto Consult, o mesmo que nesta quinta-feira, divulgou nova pesquisa, desta vez encomendada pelo Portal Maispb. Comparando os levantamentos, o senador Cássio Cunha Lima, mesmo sem ter confirmado sua candidatura, obteve um crescimento de três pontos percentuais. Já o governador Ricardo Coutinho, caiu quatro pontos e o ex-prefeito de Campina Grande, praticamente se manteve inalterado.

Na pesquisa WSCOM/Consult Cássio aparecia com 37,5%, Ricardo Coutinho com 27,7% e Veneziano Vital com 11,05%. Nos dados revelados hoje pelo Maispb, praticamente um ano depois, Cássio saltou para 40,80%, Ricardo caiu para 23,90% e Veneziano 12,15%.

Ano passado, o Instituto Consult ouviu duas mil pessoas em 69 cidades do estado localizadas em sete regiões diferentes. A margem de erro é de 2,3% e a contabilidade é de 95%.

Já na de agora, foram ouvidos dois mil eleitores em 67 municípios nas sete regiões do Estado. A coleta de dados ocorreu no período de 14 a 16 deste mês.

ULTIMA

“O olho que existe/ é o que vê…”
 

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