BRASÍLIA – A aprovação pelo Senado Federal de projeto de autoria do senador Vital do Rego Filho criando novos mecanismos de negociação de tributos por consumidores em modelo e de forma unificada implodindo as diferenças normativas nos Estados, bem dimensiona a conduta antenada do parlamentar paraibano na conjuntura nacional.
Pela performance particular do senador em meio a um monte de Feras no Legislativo atraindo criticas positivas até de setores da Oposição ao Governo Federal pode-se, sem dificuldades, identificar nele a habilidade discursiva e de resultados somente comum a veteranos da Casa.
Este é o aspecto a merecer observação porque o desempenho se dá a partir de um senador de primeiro mandato, portanto, antecipado-se na questão do tempo a ensaiar postura típica dos que já estão na estrada senatorial há mais anos, por isso atuar com vem assim procedendo Vital Filho é indicio de precocidade e de que ele pode crescer mais ainda na ocupação de espaços mais relevantes no Senado no futuro próximo.
Não é por acaso que seu nome se insere até na lista dos que são lembrados para presidir futuramente a Casa, posto este afeito a pouquíssimos, à meia dúzia – como se diz lá na Torre.
EFRAIM NA CAPITAL
Quem é do ramo sabe que o comandante do DEM na Paraíba, ex-senador Efraim Morais, não perde tempo nem nada. Se é certo admitir que como Secretário de Infraestrutura ele tem em Brasília um ambiente de encaminhamentos de projetos, é certo admitir também que ele possa ter aproveitado a viagem para conversar com os “peixes graúdos”.
Nestes últimos dias, a Capital atraiu muita gente forte no Senado e no Executivo dai não ser demais acatar a perspectiva de que, com novos entendimentos, está afunilando a hora de anunciar com quem vai ficar.
A dados de hoje seria com o governador oferecendo “mundos e fundos” e, sobretudo, as condiçõe$ de fazer o deputado federL Efraim Filho um candidato cm chances de retornar à Camara.
Mas há outros fatores: compor a majoritária.
Nem assim, Cassio desiste.
UMAS & OUTRAS
…O clima no Congresso dimensiona bem o nível do embate entre governo e Oposicao. A PETROBRAS é um detalhe.
…Detalhe: tudo tem a ver em parte com as mudanças na área de Comunicação do Governo Federal afetando o faturamento dos grandes veículos.
…O deputado federal Major Fábio teve a garantia da cupula do PROS de que a sua candidatura ao Governo tem apoio total. Só depende dele. Voltaremos ao assunto.
…O Staff do Governo do Estado esteve em Brasília nesses últimos dias.
…O deputado federal Manoel Júnior passou a freqüentar rodas poderosas no Rio de Janeiro e São Paulo. Tudo isso após assumir a vice-liderança do PMDB e ter se aproximado do Líder Eduardo Cunha.
…O deputado João Henrique foi visto em Brasília tratando de recursos para Monteiro, mas tinha agenda política forte.
…Quem vê o advogado Roosevelt Vitta percebe de imediato conduta rejuvenescida. Se mantém autentico nas analises criticas sobre o que acha ser merecedor.
ULTIMA
“O buraco é mais embaixo…”
