{arquivo}Ninguém precisa ser Cientista Político para compreender a importância da cidade de Guarabira na conjuntura sucessória deste ano, tanto que a Festa da Luz atraiu os quatro nomes lembrados para a disputa em dias e situações diferentes. Mas houve distinção no desempenho dos pré-candidatos.
Mesmo com o apoio declarado do prefeito Zenóbio Toscano, o governador Ricardo Coutinho entregou uma Unidade Pacificadora da Polícia – sobretudo diante do aumento da violência na cidade – deu entrevistas mas seu desempenho nas ruas, a exemplo dos tempos passados, foi muito acanhado. Marcou presença, mais do que fazer Política como ele fazia saindo apertando a mão de um, dando uma tapinha nas costas de outro. O RC que esteve na festa foi cartorial, protocolar.
Neste sábado já seu deu por anunciado o comparecimento da pré-candidata do PT, Nadja Palitot cumprindo pauta no brejo paraibano, logo dando impressão de que enquanto for possível o partido vingará com a alternativa em torno do nome dela.
{arquivo}Chamou a atenção, contudo, a performance dos dois outros candidatos, Cássio Cunha Lima e Veneziano Vital, estes com maior apelo e proximidade popular do que propriamente o governador e seu poderio armamentista de Poder da caneta.
São traços especiais de uma conjuntura ainda em armação, mas já podem servir de referência para projeções mais fortes na sequencia. A síntese é de que o governador tem Poder mas não reproduz o mesmo desempenho de antes, de atratividade popular mesmo, algo que tem sido mais constatado nos adversários Vené e Cássio.
A FALA DE VENÉ
“Fiquei muito impressionado com a alta receptividade popular que tivemos nos vários ambientes da Festa de Luz nos animando muito a novas conquistas visando a candidatura com projeto de governo consistente para nosso Estado, ultimamente perdendo espaços pelas razões conhecidas por todos os paraibanos – afirmou Veneziano em contato com a Coluna.
UMAS & OUTRAS
…O prefeito de Guarabira voltou a defender a manutenção da aliança com o governador. Está bem aquinhoado, portanto, não pode mais reclamar.
…Quem foi anunciado à Coluna pelo prefeito Luciano Cartaxo como novo marqueteiro político – tchan tchan tchan tchan !!! foi o publicitário Lucas Sales.
…Tem havido muita intriga desnecessária entre lideres políticos locais. Mas há movimento para superação.
…O ex-senador Raimundo Lira tem sido visto no Senado.
…O gesto de Lula de ligar para Eduardo Campos mostra seu diferencial no mundo político.
ÚLTIMA
“Quer conhecer uma pessoa/ dê Poder a ela…”