O que muda com a eleição do PT e do PPS

{arquivo}O fim-de-semana chega com dois movimentos especiais com impacto na certa na sucessão de 2014 na Paraiba. Primeiro, pela dimensão no cenário, está a eleição do Partido dos Trabalhadores fortalecido com a eleição do prefeito Luciano Cartaxo, também em face da disputa com o Governo RC e, a dados da sexta-feira, a eleição do vice-prefeito Nonato Bandeira no PPS, cujo desfecho significou outra derrota política para o governador.

A eleição do PT deflagra a costura para 2014 porque, primeiro definirá de vez a questão da convivência ainda tênue com o governo RC diante da resistência do deputado federal Luiz Couto de defendê-lo na contramão das demais tendências querendo afastamento e critica contundente ao governador do Estado.

É preciso esperar o resultado porque vencendo a candidatura de Charlinton Machado o PT vai exigir que Luiz Couto e demais filiados deixem o Governo estadual sob pena de negar a legenda para o deputado federal ser candidato e até expulsão dos dissidentes que se dispuserem a continuar na gestão estadual. Internamente, ninguém duvide, a batida do bumbo se ampliará com atitudes que vão buscar a unidade partidária em cima de pau, pedra e fogo.

A hipótese real da eleição de Charlinho implica na vitória retumbante de Rodrigo Soares e Jackson Macedo, ambos passando a compor o Diretório Nacional, tendo o atual presidente estadual emergindo com movimento interno para fazê-lo candidato a Federal enquanto Lucélio Cartaxo passa a ser coringa numa possível aliança em 2014 diante da falta de nomes com chances de disputar o Governo.

AS IMPLICAÇÕES DE NONATO PRESIDENTE

A vitória do vice-prefeito tem deixado o governador sem dormir dando bronca em muitos assessores por conta deste resultado mas, mais do que isso, a ascensão de Nonato significa mais um partido fora da aliança de RC e a hipótese do PPS ser um fomentador da candidatura de Luciano Agra para uma composição de futuro.

Nos bastidores, 9 entre 10 ouvidos na Paraíba, dizem que esta articulação está pronta para fazer Agra vice de Cássio Cunha Lima, candidato a governador.

UMAS & OUTRAS

…O executivo Lafaiete Coutinho tem sido visto na capital das Acácias visitando amigos e familiares. Sabe de tudo, dos bastidores da política e economia local.

…Cresce o boato de que Wellington Roberto pode ser candidato ao Senado.

…Outro que esteve em João Pessoa entrando mudo e saindo calado foi o empresário Ney Suassuna. Quer também disputar o Senado com apoio de RC.

…José Dirceu vai estar em João Pessoa nos próximos dias. Independentemente da defesa no caso Mensalão onde protocolou documentos provando sua inocência.

…Dirceu, aliás, toda vez que chega na Paraiba pergunta pelo ex-desembargador Plinio Leite Fontes.

…Jackson Macedo está em alta.

…Em termpo: Lucélio não é apenas irmão gêmeo do prefeito Luciano. Tem articulado feito bicho e, para quem não sabe, se filiou ao PT primeiro que o irmão. Há mérito particular na costura do resultado em curso.

…Quem teve desempenho forte nos bastidores no PED do PT foi Giucélia Figueiredo.

…Queiram ou não queiram, o PT de fato é o único partido a processar a escolha de seus dirigentes pelo voto direto. Não há semelhante no País.

…Na UFPB, crepita a crise em expansão.

ÚLTIMA

“Preso às canções/ entregue as paixões/
Que nunca tiveram fim…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso