A hora do Centro Histórico sair da Intenção

{arquivo}Desde quando Cícero Lucena era prefeito de João Pessoa que se fala em revitalização do Centro Histórico da Capital paraibana. Para ser mais exato foi no governo de Tarcisio Burity que esse tema entrou em puta porque o Ministro da Cultura era Celso Furtado daí o convênio com o Governo da Espanha – quando a Espanha tinha Euro em larga escala – para construir esse imaginário de preocupação com nossa memória.

Trato deste tema agora, depois dos sustos dos últimos dias, porque chamou a atenção o anuncio do prefeito Luciano Cartaxo de que o Governo Federal está liberando cerca de R$ 50 milhões para ações e restauro de vários equipamentos históricos. Cá pra nós, sabemos do envolvimento do líder do PT, mesmo que nossa acervo bem que precisa de mais grana para construir o Grande Projeto de vida renovada, patrimônio revitalizado e, mais do que tudo, meios de produção para gerar riquezas e distribuição de renda.

O tento alcançado por Luciano tem relevância indiscutível mas se faz importante reforçar as outras grandes ações, que passam pelo projeto que o BID está para desenvolver tratando nossa conjuntura pelo prisma da inovação, da preservação mas de vida econômica e cultural no Centro Histórico.

Como único prefeito do PT no Nordeste, a fase seguinte do prefeito certamente será de viabilizar o anunciado dias atrás, quer dando novo e definitivo significado de ocupação e uso do Parque Solon de Lucena, projeto esse que faz o Secretário Romulo Polari a viver de olhos acesos e encantados que, tomara, faça dali algo da dimensão do Parque famoso de Nova York, onde as pessoas se encontram para usufruir de prazer humano.

A minha impressão é de que a Marta Suplicy precisa vir mais ao Nordeste, em particular na nossa cidade e outras do Brejo, etc, porque precisamos avançar na ambição de construir uma nova fase real para nosso Centro Histórico.

Precisamos injetar sentimentos maravilhados ou super-dimensionados como os de Campina Grande que, quando pensa em fábrica quer logo a de aviões, a exemplo do acontecido nesta terça-feira.

Ainda bem que Luciano Cartaxo tem noções do traçado, da importância e da necessidade de sair do papel tantos desejos, como o de implantar no novo Parque Solon de Lucena o Memorial Sivuca.

Como diz Nelson Coelho, pra frente é que se anda.
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo