{arquivo}Pernambuco foi abrigo, mais do que testemunha, ontem, de um evento muito especial promovido pelo Grupo WSCOM para comemorar no auditório do JCPM os sete anos ininterruptos da Revista NORDESTE como referência consolidada de um padrão de jornalismo que há muito o Brasil precisava por abrigar a nova leitura do País pela ótica e interesse do Nordeste e dos Nordestinos – 1/3 da sociedade brasileira. Cremos tanto na importância deste momento da publicação, que mereceu mensagem enviada pela Presidenta Dilma Rousseff avaliando e destacando o empreendimento editorial.
Ao invés de fartura de bebidas e comidas, a organização preferiu refletir nosso amanhã atraindo para o debate sobre ‘Os novos Desafios do Brasil – O papel estratégico do Nordeste” a sabedoria de vanguarda da professora e amiga Tânia Barcellar coadjuvada pela leitura empresarial e política do senador Armando Monteiro e do vice-governador de Pernambuco, João Lira – saindo do evento impressionado com o papel e o conteúdo da Revista NORDESTE.
Com público predominante de outros estados, que não a Paraíba – onde a revista está sediada -, merecendo por exemplo a postura do Superintendente da SUDENE, Paes Landim, cancelando agenda na Bahia para se fazer presente ao evento, durante toda a noite foram feitas reflexões sérias e preocupantes porque, pelos dados expostos, o Nordeste continua fora das grandes políticas estruturantes e econômicas do País.
A exposição da professora Tânia Barcellar mostra com clareza o quanto o Nordeste precisa se advertir de que, por trás da “onda” de desenvolvimento há uma completa ausência de perspectivas futuras no aporte de grandes investimentos se comparados ao Sudeste, ao Sul e ao Centro – Oeste daí a importância da Revista ter assumido e estar decidido a manter a luta por melhor tratamento, inclusive das políticas do governo federal.
Como gestor e líder de um projeto editorial provocante, animador e futurista, não temos dúvidas em afirmar que o evento desta segunda-feira mostrou que estamos no caminho certo de inserção do Nordeste num plano econômico e social muito além das políticas compensatórias de agora.
Vamos avançar porque “ Deus ajuda a quem cedo madruga”, como dizem os filósofos do bairro da Torre.
A MENSAGEM DE DILMA ROUSSEFF À REVISTA
Trago minhas felicitações à Revista Nordeste pela comemoração do seu sétimo ano de existência. Um breve lapso de tempo, mas uma longa jornada, nos desafios enfrentados por novos empreendimentos de comunicação. A sociedade necessita de veículos diversificados, de visões plurais, especialmente no Nordeste, que vive novos tempos e exige um olhar especial aos acontecimentos da região. É esse olhar diferenciado que recebe o reconhecimento da sociedade à Revista Nordeste. Parabéns aos seus editores e funcionários.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil”
ARMANDO MONTEIRO, ESTRATÉGICO
O senador do PTB, nome muito lembrado para o Governo de Pernambuco ano que vem, fez uma explanação sensata e profunda mostrando que o Nordeste anda com políticas despedaçadas motivadas pela guerra fiscal insana, por isso defende que é chegada a hora dos lideres políticos sentarem para estabelecimento de uma agenda negociada em que permita o crescimento proporcional de todos os Estados.
ESTADOS UNIDOS PRESENTE
A Cônsul Adjunta dos Estados Unidos, Heide Arola, esteve presente considerando impressionada com o nivel dos assuntos tratados pela Revista NORDESTE e seus palestrantes.
Ela admite novos projetos com a Revista.
ÚLTIMA
“Eu penei/ mas aqui cheguei…”