{arquivo}BRASILIA – Ninguém duvide: o clima nos bastidores do Congresso Nacional e dos partidos é de uma conspiração em alto grau sem fim agora, em face da precocidade da sucessão presidencial, ter gerado nova composição no Senado e na Câmara afetando a Base Aliada do governo Dilma. Neste contexto, enquanto presidente da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, se faz importante acompanhar os passos do senador Vital do Rego Filho.
Nesta quarta-feira de manhã esfriada e dia de calor na Capital Federal deu para perceber que o Partido dos Trabalhadores passa por uma das fases mais sensíveis dos últimos tempos, tanto que programa reunião extraordinária no fim-de-semana para discutir a conjuntura e formas de superação, entretanto me chamou a atenção a observação de gente taluda no PT tratando da governabilidade como prioridade.
A turma mais próxima do Governo já botou as “barbas de molho” com o distanciamento do PSB de Eduardo Campos, da mesma forma a insurgência de parte do PMDBB na Câmara Federal, etc, fatores esses que levam o núcleo duro petista a tratar especialmente da questão da governabilidade, não como fator hoje mal resolvido, mas por precaução mesmo diante do jogo duro dos adversários.
Os governistas estão convictos de que há uma conspiração envolvendo descontentes de diversos níveis no Congresso Nacional e em alguns partidos, por isso consideram ponto número um a garantia permanente da governabilidade inserindo no contexto a questão da candidatura de Dilma Rousseff noutro plano.
É dentro desta conjuntura de Pântano político a envolver aliados e inimigos ferrenhos que o PT se articula buscando construir uma nova etapa e tática do partido para com Dilma definir melhor os pontos de luta política do governo e do partido, agora incluindo novas formas de tratamento da base e das representações dos organismos sociais de todos matizes – empresários, trabalhadores, minorias, etc.
O PAPEL DE VITAL DO REGO FILHO
Só para se ter uma ideia: está nas mãos do senador / presidente da CCJ a relatoria do Passe Livre – matéria de alto teor explosivo e interesse total do Governo para que não haja exorbitação na questão orçamentária ou inviabilização.
Como este assunto, outros e inúmeros projetos polêmicos estão sob sua guarda podendo ou não criar muitas dificuldades para o Governo.
Vital do rego Filho até tinha agenda com a Ministra Ideli Salvatti, mas não foi viajou para abraçar seu irmão/ aniversariante sem falar com ela.
Ele cumpre pauta e posicionamento do PMDB.
ÚLTIMA
“Em terra de cego/ quem tem um olho é rei…”