{arquivo}RECIFE – Antes de conversar com o governador Eduardo Campos sobre o futuro político nacional, ative-me nesta quarta-feira a analisar uma decisão importante do STF mandando quebrar os sigilos fiscal e bancário do senador Lindenbergh Farias, nome potencial para o Governo do Rio de Janeiro. Também tivemos tempo para examinar os últimos passos do senador Cicero Lucena e, por fim, as tentativas até agora em vão de desestabilizarem Luciano Cartaxo e Agra.
No caso do senador paraibano / carioca, a decisão do Ministro Tofilly significa uma oportunidade impar de tirar de vez as duvidas que por ventura existam sobre acusação de vereador de Nova Iguaçu (RJ), aliado do PMDB e do governador Sérgio Cabral, acusando o ex-prefeito de irregularidades no uso da previdência municipal.
De fato, esta é a chance especial e única para Lindenbergh resolver de vez esta parada do PMDB porque tudo isto só está acontecendo porque o senador resolveu não recuar mais, mesmo com a insistência e ameaça do PMDB de não apoiar Dilma por conta disso, mas dos últimos tempos em diante o PT e Lula resolveram fechar questão neste assunto, ou seja, ele será candidato ao governo com muitas chances.
Conforme pudemos mergulhar, o pedido de quebra de sigilo não assusta o senador porque ele já havia se manifestado em favor de exposição de suas contas muito antes de Ministerio Público ou de acusações de seus adversários. Não há duvidas, e os próximos tempos haverão de confirmar, Lindenbergh vai tirar um peso grande das costas para se credenciar mais ainda como candidato ao Governo do Rio, cuja trajetória em se confirmando com sua eleição, lhe dará cancha e perspectiva de no futuro ser candidato a Presidente da República.
Disse isso há três anos atrás, algo que continuamos a dizer o mesmo neste momento.
EDUARDO DANÇA BOLERO POLÍTICO
Quem conversa com o governador de Pernambuco se impressiona com a concatenação que ele engendrou de uns tempos para cá tratando de tudo – de economia, política à ciência, vida de casado (como fez hoje a propósito do Dia dos Namorados) e especialmente da economia do Brasil.
Eduardo bate e assopra, vai e vem, questiona e ratifica – como se fosse um bolero contemporâneo em que seus passos vão para lá e para cá com uma versatilidade sem igual.
Eduardo ora insinua ser candidato, ora recua e lembra a operosidade de Dilma, noutro momento duvida dos rumos, noutro vê avanços nas medidas, enfim, se transformou em exímio dançador de bolero.
A ESTRATÉGIA DE CICERO
Pelo celular não são poucos os que perguntam por Cicero Lucena, sua realidade de agora e seu futuro político. É que, segundo próximos do senador, não conseguem entender a ausência dele em situações importantes como a abertura do Maior São João do Mundo e de outros eventos importantes.
Tem alguma coisa errada ou ele está confiante demais no futuro, sem essa garantia toda.
A PAZ VENCENDO A INTRIGA
O prefeito Luciano Cartaxo nos disse nesta quarta, direto de Brasilia, que ninguém conseguirá intrigá-lo com o ex-Agra, à quem mantém nível de respeito e relacionamento considerado muito bom.
– Não adianta tentar misturar situações, pois conforme nos disse um estrategista agrista, as possíveis turbulências são normais e superáveis.
UMAS &OUTRAS
…Estou triste com a morte de Sr Leitão, como assim lhe chamava, o pai de Inaldo, Mikika, Galego, Izolda, entre tantos filhos queridos. O sepultamento será nesta quinta em Recife.
… Aliás, Recife não está crescendo mais, e sim se agigantando.
…Coisa boa rever Carmem Peixoto, capacidade e categoria em uma mulher de fibra, intelectual e vanguarda.
…No JCPM conversamos muito sobre intercâmbio com Argentina.
…A satisfação de rever o amigo – irmão Gil Sabino.
…Tenho orgulho danado de ser amigo e ser ouvido pela professora Tânia Barcelar, uma das mais entusiastas pela Revista NORDESTE.
ÚLTIMA
“A todo mundo dou psiu/ perguntando por meu bem…”
