“RI MELHOR QUEM RI POR ÚLTIMO”

Muito mais do que a conquista do campeonato o Botafogo conseguiu elevar a auto estima do pessoense. Quae ninguem acreditava. Foram poucos os que apostavam na reviravolta nesse final do certame.

Um grupo de torcedores, entre os quais me incluo, acreditou e foi a Campina Grande, na expectativa de que voltaríamos de lá com o título de campeão. Não era só o amor ao clube, era a vontade de fazer com que João Pessoa voltasse a ser um centro respeitado no futebol brasileiro. Uma torcida gigantesca e apaixonada como a do Botafogo da Paraíba não podia continuar fora dos estádios. Havia uma saudade de tempos outrora quando o Almeidão era palco de grandes espetáculos.

O resultado todos já sabem. A comemoração varou a madrugada de ontem. Fazia tempo que não vivíamos uma festa esportiva como a que aconteceu nessa quinta feira pretérita.

Aí se fez valer o ditado popular de que “ri melhor quem ri por último”. Enquanto os campinenses festejavam por antecipação a possibilidade de continuarem predominando na liderança do futebol paraibano, nós, com humildade, mas com muita força de trabalho e organização da diretoria do Botafogo, partíamos para a reversão desse quadro.

A torcida fez sua parte, voltou a ocupar as praças de esportes incentivando nosso time. Mas, há de se ressaltar um apoio fundamental nesse momento de glória do futebol pessoense, a decisão política do governo municipal em apoiar as três equipes da nossa capital. Cada time fez sua parte, mas o Botafogo brindou seus admiradores com o título de campeão.

Outros são responsáveis por esse instante de vibração gloriosa, a direção do clube, destacando figuras como Nelson Lira, seu presidente, Sergio Meira, Breno, Zezinho do Botafogo, Ariano Wansderley, entre outros. Torcedores que nunca abandonam o time como Edmilson Soares, Janduy Carneiro, Dr Lianza, Roberto Burity, Pedro Coutinho, entre outros,

No entanto neste ano um apoio se destacou pela importância do gesto, a determinação do prefeito Luciano Cartaxo entendendo que o Botafogo vitorioso representava o pessoense mais valorizado, se sentindo presente na movimentação do futebol nacional. Vivíamos até então um tempo de desesperança e baixa estima.

Na comemoração de ontem a noite uma pessoa questionava o reconhecimento ao apoio do prefeito alegando mistura da política com o futebol. Rebati de pronto a crítica. Ora, o prefeito comemorava a conquista do time da capital e os torcedores reconheciam nele a contribuição oferecida para a obtenção da conquista. Nada a ver. Pela primeira vez um gestor público se sentiu na responsabilidade de ser partícipe dessa intenção de fazer da cidade um motivo de orgulho no esporte. É assim que se faz política. Pensar no coletivo. Promover a auto estima da cidade.

Então, conseguimos provar de que “ri melhor quem ri por último”

* Integra a coletânea de textos que intitulei ‘REFLETINDO A SABEDORIA POPULAR (ditados e provérbios)”.

 

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo