“QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA”

É da natureza humana a ansiedade, o desejo de ver as coisas acontecerem no tempo que queremos. Gostamos quando nossos sonhos se tornam realidade sem demora. Quando isso não acontece, somos atingidos pela desesperança e pelo desânimo.

A pressa quase sempre nos faz perder a chance de conquistarmos o que almejamos. Por isso que tem outra máxima do saber popular que diz: “o apressado come cru”, como quem conclui que, por conta da precipitação, do não se permitir a espera, termina por não completar bem um objetivo e tem como resultado algo que não satisfaz completamente os seus anseios.

A paciência é a virtude dos bem sucedidos. Sem perder de vista a meta estabelecida, a recomendação é não se afobar, e aguardar que tudo aconteça no devido tempo. As oportunidades têm seu momento de aparecerem. O importante é saber identifica-las no instante preciso e aproveita-las da melhor forma possível.

Provocar a antecipação de acontecimentos é próprio dos que não sabem esperar. Na prática incorre em erros de procedimento que comprometem a plena realização dos desejos alimentados.

Dos vários ensinamentos que a cultura do povo nos oferece, esse talvez seja um dos mais sábios ditados populares: “quem espera sempre alcança”.

Entretanto, faz-se necessário alertar de que isso não é uma pregação do comodismo. Quando se fala em “esperar”, não se quer dizer que devamos cruzar os braços e aguardar passivamente o desenrolar dos acontecimentos. O provérbio, na verdade, chama a atenção para o fato de que não se deve é desanimar por conta da espera, perder a esperança, nem ultrapassar o curso normal dos acontecimentos pela simples vontade de abreviar resultados. De qualquer forma, como diz Vandré na sua famosa canção: “quem sabe a hora”, o que equivale afirmar que qualquer ato tem que ser feito com a consciência do que está fazendo.

*Integra a coletânea de textos que intitulei “REFLETINDO A SABEDORIA POPULAR (ditados e provérbios)”
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo