{arquivo}O sábado amanheceu com as atenções políticas voltadas para Brasília, onde o PSDB Nacional consolidará Aécio Neves, pré-candidato a presidente da República, como futuro presidente do partido tendo como Vice o senador paraibano Cássio Cunha Lima. Ainda neste espaço de agora vamos repercutir os efeitos do jantar de Cássio com o governador Ricardo Coutinho e a ascensão do deputado federal Manoel Júnior no PMDB.
A condição de Cássio como Vice de Aécio, além de apontar uma dobradinha forte entre Minas – Nordeste sucedendo a articulada e respeitada gestão do Pernambuco Sérgio Guerra remete a alguns questionamentos sobre o futuro de 2014 porque nesse patamar agora oferecido qual a principal missão que a ele será dada: se envolver mais com a sucessão presidencial ou se dispor a ser candidato na Paraíba para ajudar seu companheiro de Diretório?
Cássio dispõe de pesquisa e aos poucos que tem falado sobre ela reconhece sua performance de nome pujante na sucessão de 2014 caso viesse assim optar mas, como revelam os últimos fatos registrados no WSCOM com primazia, há uma tendência dele (o senador) de se manter aliado de Ricardo Coutinho.
Pessoas muito próximas do senador já admitem isso, como ouvi de uma delas – que me pediu para guardar reservas de seu nome por não ser político de mandato – em demorada conversa conosco ontem.
NOMEAÇÃO DE FRANKLIN ARAUJO
O noite de sexta-feira premiou o jantar de Ricardo com Cássio com abordagens e decisões muito além da escolha do vinho de uva argentina e de avaliações sobre 2014. Um dos assuntos tratados resultou na indicação confirmada do engenheiro Franklin Araujo na presidência da PBGás – onde até ano passado estava Zenóbio Toscano.
Pelo que se vê, Cássio não pode reclamar do prestigio junto ao governador, que não só em nomeações. Daí o grude de 2014.
MANOEL JR: DESAFIO À FRENTE DO PMDB
{arquivo}O deputado federal Manoel Júnior enfim pode se dizer com a oportunidade tão acalentada ao longo dos anos de comandar o PMDB de João Pessoa sucedendo o também deputado federal Benjamim Maranhão.
Ele chega ao topo pemedebista com desafios de fazer o partido de vida mais intensa na relação interna e externa, da mesma forma com rodízio de comando após cada mandato e, sobretudo, dizer à sociedade o que o partido quer e pensa para o futuro.
Com Manoel Jr na presidência é muito provável que haja um deslocamento na relação do PMDB com o PT da Capital, especialmente o prefeito Luciano Cartaxo, porque a supremacia de Benjamim indicando nomes para a prefeitura não será a mesma.
UMAS & OUTRAS
…Neste dia nublado com chuvas tem samba no Sabadinho Bom, na Praça Rio Branco, com direito a Totonho apresentando suas ultimas criações – “Os sambas que Cartola não quis cantar” tendo as participações especiais de Zé Manoel (nova Revelação da Música Brasileira), Chico Limeira – outra fera do pedaço, etc. Quem estiver na cidade vale à pena conferir.
…Quem quiser usufruir de Happy Hour de primeira qualidade no Centro Histórico, na Rua Duque de Caxias, defronte ao Sindicato dos Correios, é só se deslocar a partir das 17 horas para conhecer e saborear comida de primeira linha no Café de Santo Jorge.
…Quer conhecer uma pessoa? Dê-lhe poder ou dinheiro. O caráter se deixa transparente rapidamente.
…A intriga precisa ser debelada em setores da PMJP. Novos atores políticos, recém agregados ao novo processo – na maioria personagens que trabalharam dura contra o atual prefeito, têm tentado gerar instabilidade com membros do governo e, sobretudo, os mais importantes em áreas estratégicas. Ou a administração se vacina contra isso ou pode fazer juízo de valor contra seus aliados.
… O deputado federal Ruy Carneiro deu demonstração de articulador genioso nas relações ao construir as condições da Paraiba ter um grupo de jornalistas acompanhando a Convenção Nacional de Aécio presidente ao vivo e a cores.
…Cássio não aceita Wilson Santiago na chapa.
…A FETASP, quem diria, está ressuscitando politicamente com muita força. À frente deste processo está o presidente Fernando Borges, líder dos movimentos sociais ligados ao Funcionalismo Público e com bagagem reconhecida nacional e estadualmente.
ÚLTIMA
“Tô vendo/ to vendo tudo/
Mas bico calado/ faz de conta que estou mudo…”