{arquivo}O mundo político da Paraiba anda tão atrasado em termos de postura de nossas lideranças na forma de se tratarem que, basta um gesto de civilidade para se constituir em fato novo – algo absolutamente normal em sociedades modernas. O conceito se aplica como numa luva ao que protagonizaram os Secretários de Saúde da PMJP e do Estado, Adalberto Fulgêncio e Waldson Sousa, celebrando que deveriam fazê-lo (os antecessores) há anos.
Permitam-me buscar um exemplo espetacular acontecido na Espanha nos anos 70 que mudaram o rumo do País com o famoso Pacto de Moncloa – nome dado em face do encontro entre as lideranças e partidos espanhóis terem acontecido no castelo homônimo.
Lá na Espanha, como todos sabem, o clima era intensamente voltado ao separatismo, vide os Bascos com seu braço terrorista de nome ETA, sem contar o sentimento dos Catalãos, em Barcelona – onde já chegaram até a fazer como Princesa Isabel, na Paraiba, darem Grito da Independência.
Pois bem, mesmo em clima de guerra à época eles resolveram sentar na mesa e projetaram negociadamente (e com muita briga e debate) pontos fundamentais e básicos para a vida da Espanha com compromisso de quem fosse o presidente ou não nada deixaria mais de ser feito.
Este Pacto mudou o rumo da Espanha lá atrás, embora a crise de agora não tenha deixado de afetar muito o rumo do País, embora com relação política menos sabotadora do que agora.
O exemplo da Espanha e dos Secretários de Saude bem que poderia ser aplicado de forma mais ampla em outros níveis de governo e de relacionamento mesmo porque, em alguns casos, só a caverna ou os brucutus de antes podem justificar tamanha e inaceitável incivilidade.
Agora Paraiba!
UFPB: UMA ATITUDE PROATIVA
Lendo os releases que Fernando Caldeiras nos envia regularmente sobre a UFPB, me detive num deles que, pessoalmente, considerei registro bem-vindo sobre cuidados com a saude dos servidores.
Diz a nota: A avaliação do estado de saúde dos servidores que está a cargo da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho da Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) foi iniciada na manhã de hoje (2) no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e prosseguirá até o dia 13 de dezembro deste ano.
Muito bom.
UMAS & OUTRAS
…O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, está em São Paulo.
…O deputado estadual Gervasio Maia, distante politiamente de Wilson Santiago, mantém as bases em entendimentos frrequentes. Nesta segunda-feira foi visto no restaurante Familia Muncinni.
…Inicio de semana e a missa de 1o aniversário da morte de Padre Trigueiro.
…Ruy Carneiro anda se credenciando muito na cupula do PSDB em nivel nacional.
…Lauremilia Lucena não vai precisar fazer radio ou quimioterapia. Para alegria dos amigos e familiares.
…O deputado federal Major Fabio só não será candidato ao Governo se não quiser. Hoje ele quer.
ÚLTIMA
“Na volta ninguém se perde…”

