BRASÍLIA – Como se presumia eis que nesta quarta-feira o Brasil pssa a contar com novo partido em nível nacional com efeitos nos Estados e na sucessão presidencial, já que o Movimento Democrático (ex-PPS e PMN) passa a apoiar a candidatura de Eduardo Campos para presidente da Republica e, na Paraíba, deverá ter o deputado federal Major Fábio como candidato a governador do Estado.
Em termos de efeito prático, o novo partido serve para reforçar acordo pro Eduardo desfalcando a candidatura de Aécio Neves, cria espaços para José Serra ser candidato ao Governo em São Paulo, afora mais tempo de radio e TV, fundo partidário e mudança no âmbito do comando em nível estadual pois sai Nonato Bandeira e entra Lídia Moura.
A mudança tem a ver com a crise interna no ex-PPS porque Nonato Bandeira trabalha contra a hipótese de coligação com o governador Ricardo Coutinho, ao contrário de Gilma e Buba favoráveis a uma Alianca com o PSB estadual em 2014. Se isto é verdadeiro, e o é, Lídia acabou sendo condecorada com o novo posto.
Não é conjuntura fácil de se resolver porque a briga continuara adicionada da posição radical do deputado federal major Fábio de querer ser candidato ao Governo contra Ricardo Coutinho. neste caso, como ficam Nonato e Gilma/Buba, vão correr riscos?
Seja como for, a principal das motivações – de apoiar Eduardo campos, passa a ser fato real, mas precisando resolver nos estados, especialmente a Paraíba.