{arquivo}Quem diria, a conhecida pacata cidade de João Pessoa atingiu o ranking de décima cidade mais violenta do mundo somente perdendo no Brasil para Maceió. Este é o saldo de levantamento feito pela ONG Seguridad Justicia e Paz do México reproduzido no Facebook pelo competente jornalista e executivo Carlos César Ferreira Muniz, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas, ex-Secretário de Comunicação de João Pessoa.
De acordo com o ranking, tal posicionamento da capital paraibana acontece pelo segundo ano consecutivo.
Este é um cenário muito preocupante porque se dá exatamente uma semana depois do governador Ricardo Coutinho e o Secretário de Segurança anunciarem em reunião com o aparato policial do estado que houve redução da taxa de homicídios a partir da Capital – o que convenhamos se esbarra frontalmente com dados de organismos insuspeitos até por não estarem com qualquer envolvimento político com as cidades citadas.
Segundo Carlos César, o ranking é organizado de acordo com a quantidade de mortes violentas em proporção com a quantidade de habitantes de cidades com mais de 300 mil habitantes. No top 10, duas cidades brasileiras: Maceió em 6º (85) e João Pessoa em 10º (71). No total são 15 cidades, uma a mais que o ano passado com a entrada de Brasília, o que nos confere um percentual de 30% das cidades mais violentas do mundo. Brasillll!!!
Devidos aos questionamento dos dados de anos anteriores, desta vez o relatório apresenta uma lista de fontes de dados, representadas no Brasil em quase sua maioria pelas secretarias de segurança pública dos referidos estados.
Em síntese, o governador precisa adotar meios de reconstruir caminhos de diálogos com a sociedade organizada, primeiro para baixar a bola e cair na real, ou seja, não adiante ficar brigando com estatísticas e números, além do mais só com uma grande ação e Pacto envolvendo a sociedade poderemos chegar a um resultado melhor, sobretudo se souber e quiser conviver com o agente municipal, no caso a Prefeitura, algo que nada acontece em face da birra política de sua Excelência.
Bom, o fato é que precisamos reagir, nem que se indignar-se ao constatar tamanho problema para a outrora pacata João Pessoa.
http://www.seguridadjusticiaypaz.org.mx/biblioteca/prensa/summary/5-prensa/163-san-pedro-sula-otra-vez-primer-lugar-mundial-acapulco-el-segundo
HOMICIDIOS DIARIOS
Há meses que o Portal WSCOM divulgar diariamente no mínimo três homicídios por dia.
Esses dados não estão chegando nas estatísticas da Segurança. Uma pena.
ÚLTIMA
“A hora é de somar e não dividir…”
