SÃO PAULO – Quem está em Fortaleza e chega provavelmente na próxima terça-feira em João Pessoa para debates com a militância do PT e outros segmentos da sociedade é o ex- Ministro José Dirceu, cujos entendimentos têm sido mantidos a partir do presidente municipal, Jackson Macedo. Vai falar de tudo.
A agenda do ex-ministro não foi revelada em sua minúcia mas , antecipadamente, intui dentro dos entendimentos feitos de que ele está muito disposto a fazer o debate aberto sobre tudo em termos de conjuntura brasileira, em especial o processo do Mensalão – no qual foi condenado pelo STF.
Zé Dirceu anda disposto ao debate público porque reage assim como uma das poucas alternativas diante da negativa dos grandes veículos de oferecer a ele a oportunidade de Defesa. Resta, diante da estratégia de tentar elimina-lo a todo custo da vida política nacional, buscar os espaços democráticos existentes e as Redes Sociais, sem contar seu Blog onde promove sua Defesa implacável.
Mas, como repete por onde anda, não perderá um só momento para expor com clareza, minuciosa e documentos de que foi punido por um tribunal com características de Tribunal de exceção (como nos momentos de Guerra e seus absurdos) sem que haja em todo o processo uma única prova conta ele.
Não é fácil para ele, mais importante estrategista da Esquerda brasileira –inserindo no contexto o PT, conviver com a saga de perseguido político sendo golpeado com as armas perversas da condenação sumaria sem lhe oferecer a mesma oportunidade de Defesa nos vários níveis e conviver com uma condenação absurda, apesar do aplauso dos setores conservadores da sociedade brasileira.
Ele paga pela dureza no combate à Direita e aos conservadores do Brasil ao longo dos anos de militância, até por ter sido implacável com muita gente hoje morrendo de satisfação pela cena construída dentro e fora do STJ.
Mas nada tira dele a importância e capacidade de um Líder capaz e singular na construção das liberdades e avanços sociais, a partir do Brasil onde a inserção de miseráveis na vida de cidadania deve muito à sua trajetória de lutas em favor da maioria dos brasileiros.
Está na lista dos perseguidos, tipo mártires de lutas coletivas.
ÚLTIMA
“O nome/ a obra imortaliza…”
