Dilma, o Nordeste e o fantasma da candidatura de Campos

{arquivo}Uma fissura no pé direito durante a fase inicial do Carnaval, na Bahia, acabou cancelando a agenda da presidenta Dilma Rousseff prevista para o próximo dia 18, em Recife, quando estaria com o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, alinhando novas ações e projeções de recursos para o Estado de maior auto – estima elevada no País em decorrência dos últimos anos. Mesmo com o problema físico, assessores do Planalto mantêm a projeção de vinda à Paraiba e Ceará, em março.

O acaso terminou dando fôlego à presidenta para conviver com o governador pernambucano numa perspectiva cada vez mais forte de que ele, Eduardo Campos, será seu concorrente ao Palácio do Planalto em 2014, mesmo com declarações do líder do PSB de quem não está com candidatura posta.

Seja como for, a Midia nacional passou parte do tempo de ontem reproduzindo a noticia de que, em abril, Eduardo Campos vai estar com centenas de grandes empresários em Porto Alegre (origem dos negócios do Grupo Gerdal) deflagrando a partir desse tempo a pré-candidatura a presidência.

No paralelo, também se acentua os moídos de bastidores dando conta de que Eduardo vai ao ex-presidente Lula informar-lhe dessa pretensão, que já não é mais do governador pernambucano. Basta passar alguns momentos em Recife ou qualquer cidade para sentir o clima de pressão em cima de Eduardo.

O fato é que o Nordeste é o ambiente de preocupação da presidência e do PT porque uma provável candidatura de Eduardo certamente que levaria lideres dos diversos estados e até mesmo a população a ter uma inclinação pelo governador de Pernambuco, em face do seu desempenho no Governo.

Mas, o PT monitora tudo em cima do lance e entende que, primeiro Eduardo deve ser mesmo candidato, e em segundo lugar os índices e resultados do Governo Lula / Dilma ainda permite a constatação de efeitos sociais impressionais capazes de influir em favor da reeleição da presidenta, sobretudo diante de outros apoios políticos e partidários.

Bom, a conjuntura mostra por A mais B que quem está dançando na parada é Aecio Neves e o PSDB, que passam a figurar atrás da linha de frente da sucessão.

PARAIBA E CEARÁ

Via telefone, a Coluna é informada por assessores do Palácio do Planalto que Dilma deve vir mesmo à Paraiba e ao Ceará em março.

DEZ GOVERNADORES

Fonte tipo,  Pule de 10, assegura ao Colunista que o PSB quer fazer no mínimo dez governadores na eleição de 2014.

Para isso…claro, só estando na linha de frente da disputa presidencial.

EFEITO PARAIBANO

O cenário que se monta em nivel de disputa de 2014 projeta, em se concretizando com Eduardo candidato, o distancionamento definitivo do governador Ricardo Coutinho do PT paraibano, e vice-versa.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê…”
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo