A Folia, a irreverência e o exemplo no Picolé

{arquivo}Quem foi ao Centro Histórico de João Pessoa neste sábado e conhece a história de lutas pela revitalização do nosso Carnaval pode constatar que, enfim, o bloco Imprensados encontrou seu lugar definitivo na inserção dos profissionais e todos da Midia no Folia de Rua. Circular pelas ruas históricas é ato coerente com o significado do que somos e precisamos adotar para qualificar cada vez mais a ocupação ordenada do CH.

A presidenta Marcela Sitônio passa o cargo para o vice-presidente João Pinto na próxima segunda-feira, em face de ter assumido a Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, deixando um marco a partir do bloco liderado pela Associação Paraibana de Imprensa.

A versão 2013 suscitou alguns aspectos interessantes. O primeiro deles é a retomada da irreverência com a inserção de mini-grupos dentro do Imprensados com camisas e cartazes referindo-se ao affair das compras da Granja Santana expondo dizeres “Quero Morar na Granja” desagradando aos profissionais que são ligados ao Governo, mas nem por isso pode-se dizer de exageros na dosagem. Aliás, neste aspecto a turma profissional na assessoria do Governo utilizou a marca do Executivo e de A União sem autorização dos organizadores, mas em ambos os casos não há nada de ferida grave.

O que o Imprensados precisa saber é delimitar o uso da irreverência e a intromissão indébita da crise política como patrocínio seu – o que nada tem a ver, por que o bloco está acima desses aspectos.

Deu para perceber, ainda, que nossa Imprensa está tomada de gente importante dando sinais de envelhecimento e mau cuidado consigo próprio.

Não sei porque, mas senti muita falta dos estudantes de Comunicação da UFPB e todos os demais cursos da área porque é indispensável a relação mais próxima da API e dos profissionais com as novas gerações.

Senti falta ainda dos profissionais da Propaganda, os nomes referenciados e, sobretudo, as gerações que comandam os departamentos de arte e mídia.

Seja como for, fiquei feliz de rever companheiros de muitas histórias e lutas – muitas delas só vividas na memória e no túnel do tempo.

UM CASO DISTINTO NO PICOLÉ DE MANGA

E eis que, quando menos se esperava, lá estava no camarim da Daniela Mercury o cantor e compositor Chico César, ao que parece desprovido da condição de Secretário de Cultura, embora seja difícil despregar uma coisa da outra, com a provocação feita por Luciano Cartaxo, um dos organizadores do Bloco Picolé de Manga, ao lado do executivo Lucélio Cartaxo para que ele subisse ao palco com Daniela.

Conheço bem essa história da amizade de Chico com Daniela, até lembro de momentos nosso no Pelourinho com a Irmã da artista, quando o paraibano começou a ser paparicado por ela para gravar “À primeira Vista”.

Foi esta uma das canções que Chico apresentou ao lado de Renata Arruda e Daniela dando um show à parte.

O mais importante, na verdade – além do valor próprio de todos os contendores/personagens, foi a atitude Luciano – a propósito prefeito da cidade de João Pessoa de relevar amuos ou crises bobas de relação comum na cidade abrigando tratamento decente e relevante diante de um artista de valor, indiscutivelmente.

É esta postura de distensão que começar a fazer do perfil do prefeito um diferencial qualitativo.

Bem que Ricardo Coutinho poderia levar isto a sério e fazer o mesmo!

UMAS & OUTRAS

…Célia e Nonato Bandeira se fizeram presente no Imprensados. O astral do vice-prefeito anda em alta.

…O jornalista Carlos Cavalcanti está fazendo historia com a bodega e Cachaçaria no beco que dá na Praça Rio Branco. Virou point das gerações de cabeça leve.

…Da próxima vez, o maracatu extraordinário da Nação Maracaíba terá um som melhor porque, no começo, pouco se ouvia direito as canções. Mas, nada afetou a grandeza da apresentação, nem isso é motivo de crise da organização.

…Sônia Lima cada vez mais assume sua negritude na potencialidade máximo ao lado do companheiro Rogério – pense numa figura do bem!

…Muito bom rever Ruth Avelino, Fernando Moura, Milton Dornelas no Imprensados.

…Outro cabra danado de especial no bloco – lá estava o médico e intelectual Tico Pinto, legenda das lutas da API.

ÚLTIMA

“Nós somos a boca do mundo/ a gente vai fundo/
Nesse furo de Folia…”
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo