{arquivo}BARRA DE GRAMAME – O VT atualmente em veiculação nas emissoras de televisão do Estado, da mesma forma que as outras peças publicitárias nos demais veículos narrando e expondo a crueza da realidade dos efeitos da Estiagem por incrível que pareça está além das estratégias políticas. A Assembléia Legislativa, queiramos ou não, acertou ao assumir de forma pública um clamor que, só para se ter uma idéia, está obrigando diversas prefeituras a não realizarem seus carnavais locais porque a grana precisa ser investido na captação de água para consumo.
O fato tomou e toma dimensão próxima do debate político porque as cenas e os depoimentos traduzem – se na constatação de que as medidas adotadas até agora pelos governos são paliativos sem a atender a rigor os estragos na sobrevivência das pessoas envolvidas na estiagem.
Para ser mais objetivo: a causa e problema deixam o Governo do Estado, da mesma forma que o Federal, numa posição de desconforto porque acentua sem arrodeios que as essas instâncias têm feito menos do que preciso. E isso deve deixar o governador Ricardo Coutinho encurralado diante de uma realidade que se contrapõe ao seu discurso de fazedor de ações e obras.
Cá pra nós, o drama só não é maior porque o Bolsa Família atenua no básico, embora não seja solução definitiva.
Infelizmente, em pleno Século XXI – 426 anos depois da nossa construção de civilidade enquanto estado da Parahyba – nos deparamos ainda com essa temática, mas sem solução devida, que passa pela convivência com o clima e estiagem e não combate à seca.
Aliás, durante o final dos anos 90 chegando a 2000, o Congresso Nacional em sintonia com o Governo Federal chegou a instituir o INSA – Instituto Nacional do Semi-árido, por coincidência foi instalado em Campina Grande até hoje, entretanto, até agora não se tem noticia concreta do que se fez ou está para fazer fruto da instituição visando apontar aos organismos públicos, saídas e/ou solução para a convivência com a estiagem.
Enquanto muitos discursam e lamentam, a Assembléia Legislativa exerce suas prerrogativas deixando o governador P da vida com toda a articulação feita a redundar com documento a ser entregue à presidência da República até porque é muito mais producente e melhor fazer do que ficar choramingando.
Se é assim, prestem a atenção no Sr. Ricardo Marcelo. Tem futuro.
UMAS & OUTRAS
…O clima esquentou, ontem, entre o deputado federal Benjamim Maranhão e os vereadores do PMDB ainda por conta da nomeação para a Prefeitura de João Pessoa.
…Cássio está recluso, tomado de iniciativas para dentro de si e da familia.
…Quem sempre é visto no Cooper da praia do Cabo Branco final de tarde é o senador Cícero Lucena.
…Anotem e confiram: a programação da rádio FM 101.1 (não confundir com a 107.7) está primorosa e inigualável.
…Tem uma lanchonete na Av Ruy Carneiro que precisa reciclar seus funcionários e a empresa em si. Depois eu conto o que vi.
…A pousada Aruanã entrou no gosto de Pop Stars, a exemplo da Piovani e o Ministro Gilberto Carvalho.
ÚLTIMAS
“Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente