A mudança da estratégia de Dilma, a investida de RC e Tavinho

{arquivo}BRASILIA – Quem percorre bastidores especiais do Congresso Nacional e do Governo Federal como um todo percebe fácil, como constatamos depois de muitos reuniões e conversas na Capital Federal, que a presidenta Dilma Rousseff vai partir para o ataque se aproximando mais das regiões, especialmente o Nordeste incluindo a Paraiba. Esta mudança de postura tem a ver com a conjuntura, segundo nos contou um dos mais importantes assessores da presidenta. Nesta Coluna, contudo, ainda vamos falar das investidas do governador Ricardo Coutinho para reverter quadro desfavorável na Assembléia Legislativa bem como do significado da decisão de Tavinho Santos de deixar o PTB.

No caso de Dilma, há quase um consenso de que ela precisa retomar o dialogo mais aproximado com o Nordeste – a mais emblemática base eleitoral da gestão petista a partir de Lula mas que ela não cuida da mesma forma, por isso tem e vai mudar para se aproximar dos 9 estados, dos nordestinos.

Ou faz isso ou permite a expansão do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, hoje o nome mais bem credenciado no plano nacional para constituir candidatura de enfrentamento a Dilma, embora ele esteja reverberando a decisão de não ser candidato em 2014. Guardadas as proporções, lembra Cássio Cunha Lima no plano da Paraiba.

De acordo com os analistas e estrategistas palacianos, será fundamental construir nova forma de comunicação diante da Grande Midia que, ao exigir e não obter grande volume de recursos do Governo, embora comande 70% dos recursos, porque os grandes veículos entraram numa fase de fim de lua-de-mel daí a presidenta estar necessitando de nova forma de dialogo.

PARAIBA NA AGENDA

Pela primeira vez ouvi dizer com base no Planalto, que Dilma vai pela primeira vez à Paraiba – ainda não definiu qual a obra que visitará e portanto a cidade, da mesma forma que isso acontecerá com os demais estados.

É possível que surjam novidades até março.

RC INVADE OPOSIÇÃO

Ricardo decidiu pessoalmente partir para conversar com os deputados estaduais que ainda tem algum espaço de dialogo. Tem invadido a área da Oposição com conversas frequentes, embora sem a resposta no tamanho pretendido.

Ele quer isolar Ricardo Marcelo e partir para outro confronto mais na frente tentando desestabilizar a Mesa Diretora.

TAVINHO SE FOI

A decisão de Tavinho Santos de deixar o PTB foi a forma que encontrou para atestar sua inconformidade com a decisão do partido de ceder para Pedro Coutinho assumir o IPM (pretendido por Tavinho) abrindo espaço para o PR e o vereador Dinho.

Mesmo sendo questão interna do PTB, Luciano Cartaxo precisa acompanhar e deletar insatisfações como a do vereador do Róger.

Possa ser que existam outras insatisfações.

ÚLTIMA

“Se teu amor foi hipocrisia/
Adeus Brasilia/ vou pra outra cidade…”

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo