{arquivo}O jornalista Rubens Nóbrega, articulista do Jornal da Paraiba, produziu nesta terça-feira, Dia de Natal, uma abordagem oportuna sobre as políticas públicas diante dos Poderes constituídos e a falta absoluta de decisão para transformar o Centro Histórico de João Pessoa em ambiente freqüentável de pessoas e bons negócios, ao contrário da pindaíba em que se encontra por conta da decadência do comércio e a ausência habitacional.
Rubão foi na mosca, como se diz lá no bairro da Torre. Ele toma como parâmetro a decisão do Ministerio Público Estadual de querer sair de onde se encontra, na Praça Três Poderes, no centro da cidade, para construir um novo equipamento na BR – 230 atraindo investimentos na ordem de R$ 86 milhões.
Ele mostra, com base em levantamento de Fonte qualificada, de que bastaria o MPE adquirir imóveis em tamanho adequado à demanda existente em pleno Centro Histórico por valor infinitamente menor, o que daria reforço para não deixar morrer nossa principal referencia memorial.
O Mestre dos Mestre não se aprofundou em outra decisão à vista, agora da Assembléia Legislativa, querendo deixar o mesmo espaço físico da Praça João Pessoa para construir uma nova sede na direção do Centro de Convenções, ali depois da Penha.
Seria ou será outro grande golpe contra a revitalização do Centro Histórico, logo os devidos Poderes bem que podem voltar a refletir sobre essas questões de fundo memorial e de preservação de nosso patrominio porque se a Assembléia e o MPE deixarem o Centro vamos estar contribuindo com a falência de nosso patrimonio histórico.
Ainda é tempo de refletir e ajustar os investimentos dentro do Centro Historico.
Acordem, Senhores e Senhoras Autoridades, para tamanho problema que pode ser evitado.
A hora é de contribuir com nosso Centro Histórico, mas investindo nele, não saindo dele.
UMA ATITUDE A SER SEGUIDA
{arquivo}Um fato nos chamou a atenção neste dia de Natal diante de uma atitude do vizinho Governo, de certa forma nada extraordinária, mas relevante porque enseja a consciência entre os jovens de buscar conhecer outras culturas.
Nesse bojo, o governador Eduardo Campos recebeu nesta terça, 25, às 09h20, no Aeroporto dos Guararapes, os primeiros 22 estudantes participantes do Programa “Ganhe o Mundo”, que voltam ao Recife depois de terem passado um período letivo em Phoenix, nos Estados Unidos, estudando e conhecendo uma nova cultura.
Os dados obtidos dizem que, neste ano, o programa levou 552 estudantes para aperfeiçoar o inglês nos Estados Unidos e Canadá. Um detalhe: os jovens que desembarcam no Aeroporto são oriundos da Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste, Vale do Capibaribe e Sertão. Além desse desembarque, outros oito já estão agendados até o fim de janeiro de 2013. A expectativa é que nesse período, 124 alunos estejam de volta ao Estado.
Todos concordamos que isto faz diferença especial. Ou não? De qualquer forma mostra uma atitude de Governo também especial.