O eleitor de João Pessoa deu uma demonstração de que não está interessado em ouvir denúncias e repudia a política dos ataques a adversários. Ao pessoense, ficou bem claro, que o importante é a mensagem propositiva. Exatamente por isso deu uma larga margem de vantagem ao candidato que se portou à distância das brigas, das ofensas, do denuncismo, do deboche. Premiou quem se manteve desenvolvendo uma campanha com respeito aos opositores, se concentrando na apresentação de propostas para o mandato postulado e sem se deixar levar pelas provocações.
A humildade, a tranquilidade nos debates e no diálogo com os seus munícipes, sem arrogância, prepotência, ou ironias desrespeitosas, são predicados exigidos por quem está observando a disputa. Quem estiver fora desse perfil está fadado ao insucesso eleitoral.
Os dois candidatos a se enfrentarem no segundo turno são justamente os que usaram o guia eleitoral para o confronto de projetos de governo. O povo está mais atento agora a esse tipo de comportamento. As agressões gratuitas não sensibilizam mais o eleitorado.
Daí porque acreditamos que neste segundo turno teremos uma campanha pautada num nível elevado, no debate de ideias e propostas. Os candidatos têm que se mostrar como circunstanciais adversários políticos, não como inimigos pessoais. As baixarias não encontram mais apoio popular. Quem insistiu nesse tipo de campanha se deu mal.
A democracia exige postura ética e civilizada dos contendores num pleito eleitoral. A campanha de segundo turno é muito curta. São exatamente vinte dias. Quem decidir partir para o embate contrariando esses princípios, com certeza será penalizado pelos eleitores.
Fico feliz com essa expectativa. Queremos assistir uma disputa em que o futuro de João Pessoa seja pauta das discussões. A vida pessoal de cada candidato, ou dos seus apoiadores, é o que menos importa. Os apontamentos de deslizes por alguns cometidos, se houverem, devem ser analisados por quem de direito: a justiça. E que vença aquele que saiba se apresentar ao povo como a melhor alternativa para administrar nossa cidade. O primeiro turno deu sinais dos pontos que os candidatos devem levar em consideração.