O recado da nova pesquisa TV Tambaú

{arquivo}RECIFE – Ainda impressionado com o volume da campanha de Geraldo Júlio na disputa para a Prefeitura da capital pernambucana, também observando a reação do PT e de Humberto Costa, deu para acompanhar e refletir os novos números da pesquisa Exata, aqui do Recife, com dados que começam a se consolidar.

Não vou aqui levar em conta as conversas paralelas de outras pesquisas e outros números – mas, sim, nos fixar nos números em que colocam o senador Cicero Lucena na dianteira da disputa superando seu concorrente mais próximo (anteriormente), José Maranhão – que aparenta ter se fixado nos 21%.

Os dois números de agora apontam o que o sentimento das ruas intuíam: Cicero cresceu e é o nome que seguramente – caso não ocorra uma hecatombe – está no segundo turno disputando ainda com Maranhão, Luciano Cartaxo e Estelizabel.

Aliás, o empate rigoroso entre Luciano e Estelizabel surpreendeu. Também com base em sensações de rua imaginava-se o crescimento da candidata do governador mas, em proporção até maior o mesmo em torno de Luciano. Os números dizem o contrário na relação com Cartaxo, que retraiu.

Ora, se esses são os números prontos para avaliação, dir-se-á (lá no bairro da Torre os meninos usam a mesóclise por nada) que Cicero conquistou a condição de contra-ponto ao stablesment (conjuntura) RC/Agra, especialmente na relação com o governador Ricardo Coutinho que, embora não seja candidato, muito da avaliação em curso se dá em relação a ele e não à sua candidata.

12% é tamanho esperado para um governador de muito dinheiro, mas sem a mesma expressão popular contagiante das disputas passadas, ao contrário, induzindo sua candidata ao crescimento relativo pois, se somar Cicero (28), Maranhão (21) e Luciano (12) – saiba desde já Vossa Excelência que vai difícil, quase impossível, superar esse montante de intenções de votos.

POR QUE SERÁ?

Tudo bem que o Marketing político das campanhas reage contra números que aparentam estar em desconformidade com seus candidatos mas, tomando por base exclusivamente a pesquisa desta terça-feira, ela serve de advertência ao candidato do PT para que reveja seu foco e forma de apresentar suas propostas e inserção no debate político, da mesma forma que Maranhão – estacionado numa marca que não consegue reagir pra cima.

PERSONALIDADE

No caso de Luciano Cartaxo, embora seja importante a participação de Agra, ele precisa descolar, ter vôo próprio, atitude discursiva e de ação própria e no debate com o significado do governador Ricardo – este um cabo eleitoral muito importante para os adversários.

Se não for duro contra Ricardo vai se manter confuso em camadas populares que misturam tudo – Luciano Cartaxo, Agra, RC e Estelizabel num mesmo bloco disputando a herança da atual gestão.

Cartaxo tem condições de crescer.

O TROCO?

Se a eleição terminasse hoje – mas ainda tem muito chão pela frente – o eleitorado de João Pessoa diria ao governador RC que está preferindo ter de volta na prefeitura quem ele mais esculhambou durante toda a sua recente história.

Seria assim: de nada valeram tantas acusações. Diria mais, mas só conto depois, mais na frente.

OUTROS NÚMEROS

Engraçado, a turma de campanha do PT assegura que existem números bem diferentes dos anunciados nesta terça-feira, mesmo admitindo Cicero em posição de liderança.

ÚLTIMA

“O homem que diz/ sou/ não é/

Porque quem é mesmo não diz…”
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo