{arquivo}Pois bem, quando já se esperava o anúncio, eis que surge a informação de que o ex-presidente Lula está com presença assegurada em atividade de campanha do candidato Luciano Cartaxo, do PT, no próximo dia 17 (um domingo) para reforçar o apelo no sentido de que o eleitorado o apóie e leve-o ao Segundo Turno e, na sequência, à vitoria na fase seguinte.
Ninguém em sã consciência ignora a força popular que Lula desfruta nas diversas sociedades deste imenso País, sobretudo no Nordeste – região que passou de fato a ter novo ritmo de atratividade econômica com efeitos sociais comprovados quando de sua investida na Presidência da República. Nunca se viu tamanha dedicação e investimento como na fase do ex-presidente, queiram ou queiram admitir os discordam dele.
Mas, é preciso distinguir o papel de Lula levando em conta as ambiências políticas especificas porque, como se dá em Recife, por exemplo, a força do ex-presidente não tem sido maior do que a do governador Eduardo Campos – este responsável pela possível vitória de um desconhecido executivo capaz, Geraldo Julio, diante de uma legenda política chamada Humberto Costa.
O que difere a situação de Recife, da que vivemos em João Pessoa? É a mesma coisa, Lula não tem força tamanha?
Antes de responder ou buscar entender a questão da capital paraibana é preciso admitir que além da aprovação de Eduardo beirando a casa dos 92%, há uma exaustão petista na capital pernambucana. Guardadas as proporções é o que acontece em São Paulo, onde o eleitorado paulista saturou de eleger as mesmas caras do PSDB.
Pois bem, no caso de João Pessoa certamente a influência de Lula poderá ser positiva e maior em favor de seu candidato em face do desgaste enfrentado pelo governador Ricardo Coutinho, ex-petista, condição essa que tem produzido uma cena na qual quem tem cara de Oposição ao governante e desfruta de estrutura e reconhecimento pode chegar ao segundo turno.
A impressão é de que a campanha de Luciano cresce gradativamente disputando com Cicero e Maranhão uma das duas vagas para o segundo turno. Neste cenário, Lula pode chegar numa hora importante, embora o efeito de tudo isso só veremos na prática a partir do dia 17 quando ele referendar e gerar o discurso aos eleitores da Capital.
UM NOVO FILIADO IMPORTANTE
De acordo com informações repassadas à Coluna, Lula abonará a ficha de filiação do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, bem como consolidará o ingresso de dezenas de ex-filiados do PSB (seguidores do governador), agora se filiando ao PT.
Fontes seguras de São Paulo asseguram que Lula anda muito impressionado positivamente com o desempenho de Agra.
FUBA: A RESISTÊNCIA QUALIFICADA
O sábado amanheceu chuvoso para irrigar a terra que, quando bem tratada gera frutos nutrindo a vida, da mesma forma que, comparando ao componente humano, o regado da alma costuma trazer harmonia e felicidade para quem de fato sabe preservar as relações humanas.
A filosofia barata, de origem lá na Torre, sintetiza o momento vivido por Fuba – cantor, compositor, produtor cultural, ativista político e um dos mais dedicados cidadãos à cidade de João Pessoa.
Fuba aniversaria neste sábado nutrindo o desejo de poder representar as várias categorias, a partir do mundo cultural, batalhando a possibilidade de chegar novamente à Câmara Municipal. É mais uma vítima na lista interminável de pessoas que um dia viram sonhos de conquistas coletivas se transformarem em pesadelos convivendo com perseguições malucas, nunca imaginadas. Mas tem superado porque, como dizia Nelson Ned, tudo passa, tudo passará.
Seja como for e com quem for, como dizia Abelardo Barbosa (Chacrinha), ele merece.
ÚLTIMA
“A folia não pertence a ninguém/
Tá cada um na sua…”
