{arquivo}Embora os marqueteiros do governador Ricardo Coutinho tenham aconselhado-o a tirar sua imagem colada da candidata Estelizabel Bezerra – e isto se efetivou tanto que não há um único veiculo adesivado com foto do líder do PSB, eis que nesta sexta-feira ele aparece por inteiro assumindo publicamente a campanha idealizada por ele.
O governador chegou assumindo no Horário Eleitoral um manequim propositivo falando da Segurança e de medidas que diz estar adotando em João Pessoa para atenuar o grave problema até chegar à sua candidata considerando-a a solução para Governo e Prefeitura continuarem seguindo em frente. Esta é a tese central da aparição do Exmo Sr Governador.
Ora, se ele resolveu colocar a cara na campanha certamente que a partir de agora será observado e cobrado se o governador terá coragem também de mandar sua candidata e os candidatos a vereadores a inserirem fotos suas em cada veiculo de seus companheiros e companheiras para contribuir com a campanha.
Diferentemente de Recife, onde o governador Eduardo Campos está na maioria dos veículos ao lado de seu candidato, Geraldo Júlio, um executivo capaz mas então desconhecido, na capital paraibana Ricardo não teve até agora a mesma coragem e/ou decisão de enfrentar o eleitorado com a super-exposição de sua imagem ao lado da candidata.
Este cenário permite, portanto, que aguardemos o resultado das pesquisas a serem processadas daqui a cinco, seis dias a mais para identificarmos o resultado na prática enquanto desempenho eleitoral de Estelizabel, ou seja, como o eleitorado reagirá a este ato do governador de assumir no Guia Eleitoral o seu desejo de representação na Capital.
Já existem pesquisas qualitativas tratando desta questão – algo não muito recomendável – mas é tempo de aguardar para depois avaliar o efeito deste ato político.
UMA FORMA NÃO RECOMENDADA
DE TRATAR UM EX-COMPANHEIRO
A nova conjuntura partidária e política não para de produzir declarações azedas ou ásperas. Foi o que aconteceu com o governador ensta sexta-feira ao chamar o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido), de “biruta de aeroporto”. Apesar de falar em politica com P maiúsculo não foi isso o que se viu na prática no trato com um dos mais importantes aliados que Ricardo teve em toda a sua fase de formação até chegar ao Governo do Estado.
Leiamos o que disse Sua Excelência:
“Eu não sou biruta de aeroporto que vai de um lado para outro. Vamos trabalhar, para mim esse capítulo encerrou, é página virada e não há mais qualquer espaço”, declarou.
Luciano Agra, na verdade, foi o mais expressivo esteio conceitual que o governador teve quando tinha poucas posses e estava apenas engatinhando. Sem um aliado do porte de Agra certamente ele não dominaria temas e situações tratadas a partir da leitura do atual prefeito.
Umas & Outras
…Tem pesquisa Ibope no pedaço neste sábado. Em Campina.
…O governador aumentou a quantidade de Segurança particular.
…A turma de Veneziano tomou uma grande nesta sexta-feira comemorando os números da pesquisa Consult. Tudo se deu no Ventura Recepções, em Bodocongó, quase defronte à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – tradicional por suas novenas às terça.
…O avião da FAB que conduzia o Minsitro da Saude, Alexandre Padilha, nesta sexta-feira de Cuiabá para Brasilia anotou na Base Aérea que na comitiva estava um paraibano: Adalberto Fulgêncio convocado por sua excelência.
…Quem tem juízo não tem dúvida de que Eduardo Campos deve mesmo fazer o prefeito de Recife. E no primeiro turno.
…Professora Tânia Barcelar, querida amiga de conversas demoradas, disse-me que apóia Geraldo Julio.
…A posse do novo presidente do BNB foi adiada de hoje para a próxima sexta-feira, em Fortaleza.
ÚLTIMA
“Já sonhamos muito/ muitos se perderam no caminho…”