A CPI da Cagepa e o Julgamento do Mensalão

{arquivo}BRASÍLIA – A questão do empréstimo de R$ 156 milhões para gerar um socorro temporal aos destinos de auto sustentação da Cagepa acaba de gerar um fato novo relevante, que é a instalação da CPI da Cagepa – processo esse que pode, enfim, apontar com toda clareza a realidade financeira e histórica da empresa, que não consegue se afastar do fantasma do rombo e de gestões sem resultados a apontar solução. Tudo isto sem levar em conta o reajuste de 12% nas contas dos consumidores ano passado e agora mais 7% – o que é um absurdo. Alias, a sociedade precisa reagir.

O que antes era um apontamento e alternativa a resolver o contencioso da empresa passou a servir de combustível para muitas duvidas, a partir dos dados desencontrados da diretoria, sobretudo porque há na atualidade faturamento mensal capaz de atender à demanda de auto sustentação da Cagepa, segundo dados chegados à Coluna.
 
Na prática, ao que parece o conjunto de dados apresentados pelo Governo, através dos diretores da empresa, não são confiáveis – ao contrario suscitam muitas duvidas sobre a empregabilidade real dos recursos porque, repito, ao longo dos anos tem havido sucessiva onda de empréstimos sem a solução definitiva do problema.
 
Além do mais, se for para resolver de vez a questão será preciso adotar uma auditoria verdadeira nos últimos anos envolvendo as varias fases de governo para se entender como e porque se acumularam diversas distorções, desmandos até, tanto que a atual diretoria não tem sido capaz de solucionar com medidas internas.
 
Jogar os servidores da Casa contra a Assembleia Legislativa como estratégia não funcionou diante da falta de transparência diante das negociações milionárias com rede de bancos – o ultimo registrando a ação com o Banco Gerador, de Pernambuco, suscitando muitas duvidas e questionamentos, até levando deputados a duvidar da lisura das informações.
 
Se a questão chegou a esse nível, antes da efetivação do Empréstimo, de fato a CPI chega como elemento indispensável para apontar a solução da Cagepa, antes dela enfrentar o processo de privatização dos serviços, como já acontece em Pernambuco com a Compesa – onde tramita uma PPP dando a Odebrechet e a Andrade Gutierez a primaziamda exploração.
 
De fato é preciso passar tudo a limpo ate para deixar de fazer os funcionários da casa como ” boi de piranha”.
 
ANTES QUE SEJA TARDE
 
As novidades sobre privatizaçâo precisam despertar a CUT e o Sindicato da área, ultimamente servindo de massa de manobra sem se advertirem do grave problema já em curso em diversos estados.
 
Aliás, precisam chamar urgentemente o deputado federal Fernando Ferro, do PT de Pernambuco, que tem reagido fortemente sobre a questão.
 
Ou acordam pra Jesus ou vão pagar o preço da letargia.
 
ENFIM, O DIA DO JULGAMENTO
 
O Supremo Tribunal Federal deflagra nesta quinta-feira, enfim, o julgamento do processo denominado de Mensalão, fortemente difundido na Grande Mídia como fator político determinante a afetar o comando do Poder no Pais.
 
O processo tratado como maior Escândalo de corrupção na historia política do Brasil tomou esse contorno pela manipulação dada à sociedade brasileira porque há uma deliberação comum  nos grandes veículos de não enxergar o caso pelo prisma real de uso de Caixa 2 de campanha operado pelo Partido dos Trabalhadores, que assumiu todo o processo.
 
Mas, o caso passou a ter outros contornos porque entre os envolvidos está o temido e odiado ( também competente) ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, considerado o chefe de uma quadrilha sem que haja no processo qualquer prova real contra o ex-Ministro, embora a Grande mídia gere sua condenação moral desde o inicio do episódio e agora queira sua condenação judicial no STF.
 
A rigor, todo o processo visa, na verdade, atingir o legado do ex-presidente Lula, responsável pela mudança nos índices sociais do Pais contemplqdo o efeito econômico nas camadas sociais mais baixas, bem como com resultados impressionantes  em outros indicadores do Brasil, há tempo nao vistos.
 
Pelo que se apresenta neste momento a anteceder o julgamento, que esta muito claro o desejo de vampiro de setores da Elite com chancela de boa parte  da Grande mídia de transformar o momento em punição severa sem se importar quanto a princípios legais onde, repito, transformaram a questão do Caixa 2 – algo praticado por todos os partidos, mas sem punição nenhuma das Cortes – em Escândalo para pegar Lula, Dirceu e o PT.  Detalhe: quanto ao envolvimento do Governo Lula, do presidente e Dirceu sem provas, mesmo com a exploração condenatória da mídia.
 
E se estamos em fase eleitoral, tudo serve de prato cheio para tentar banir do Poder o legado da Era Lula. Vão conseguir? – mas isto é outra historia.
 
Mas vamos acompanhar atentamente.
 
ULTIMA
 
” Esses moços, pobres moços/
  Ah se soubessem o que sei…”
 
 
 
 
 
 
 
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo