A síntese do primeiro debate em João Pessoa

{arquivo}Quem acompanhou a primeira oportunidade de se ter os sete candidatos frente a frente expondo, questionando e até acusando – se mutuamente no debate da TV Arapuan, percebeu facilmente alguns aspectos bem claros sobre o significado de Antônio Radical, Cicero Lucena, Estelizabel Bezerra, José Maranhão, Luciano Cartaxo, Lourdes Sarmento e Renan Palmeira.

O debate serviu em alguns momentos de termômetro para se projetar como será o enfrentamento entre eles durante toda a campanha tratando até dos assuntos indigestos, a exemplo das acusações de desvios de recursos públicos ao longo dos últimos anos. Estelizabel e Cicero foram os maiores alvos.
 
Vamos tentar sintetizar o perfil e foco de cada um deles durante o debate da seguinte forma:
 
Antônio Radical, Lourdes Sarmento e Renan Palmeira embora tenham identidades próprias têm uma essência comum: são de partidos de Esquerda radical e contestam os governos de uma forma geral. Afora esse tom e representatividade, cada um à sua maneira mostrou que tem conhecimento dos problemas e vai cobrar muito dos candidatos com maior dimensão eleitoral.
 
Mas, os quatro candidatos de musculatura visívelmente mais fortes reproduziram perfis distintos com perspectivas de foco também diferenciado.
 
Pela ordem alfabética, ficou muito claro, por exemplo:
 
Cicero Lucena demonstrou ser candidato com base no conhecimento que tem da cidade por ter sido ex-prefeito,  mas expondo tom critico ao governo municipal / estadual priorizando a abordagem de projetos nas diversas áreas e segmentos. Mesmo quando chamado ao debate sobre seu maior problema, a operação Confraria – cuja abordagem foi feita diretamente pela candidata Estelizabel, reagiu dizendo-se vitima do que ela representa, tanto que diz dispor de certidões dos tribunais de contas o inocentando. Também focou em projetos.
 
Estelizabel Bezerra ocupou todo o tempo buscando se credenciar como representante do saldo de gestão dos últimos 7 anos do PSB, mesmo sabendo estar diante de Luciano Cartaxo, este o candidato do prefeito Luciano Agra. Ela reproduziu o discurso de quem vai insistir em atrair para si as conquistas da cidade pela ótica do PSB e do governador Ricardo Coutinho. Foi acossada por denuncias como da fazenda Cuiá, por estar respondendo a processo no Ministerio Publico, mas se disse convicta de que está tudo legal. Na abordagem de temas tabus, como o aborto nao assumiu que o defenda, mas deixou claro que é a favor de tratamento a quem vive riscos de gravidez indesejada.
 
José Maranhão deixou muito evidente que o tema ética na política, ao mesmo tempo a censura publica à corrupção servira de elemento muito presente na sua campanha por considerar que esse se traduz num grave problema. no campo político ficou claro sua postura de Oposicao ao Governo municipal que acusou de varias problemas, especialmente na saúde. Ele referiu-se varias vezes ao seu tempo de governo para induzir que tem experiência para atender as necessidades de agora. Descuidou e em várias vezes nao respondeu no tempo estipulado.
 
Luciano Cartaxo assumiu manequim de quem é o candidato número 1 do saldo de gestão e legado de Luciano Agra com reforço da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. Ele é o saldo, enquanto projeto, desse conjunto de forças políticas melhorando o que precisa e reconhecendo a parte feita. No campo da abordagem dos vários temas nao se inibiu em defender o governo Agra, mas se manteve com criticas ao Governo Ricardo, por fim fazendo menção de vários projetos com domínio em diversas abordagens. 
 
Em síntese, sao dois candidatos de DNA Oposicao total – Cicero e Maranhão; e dois de Situação e/ou meia Situação porque Luciano Cartaxo nao abre mão de ser o candidato do prefeito, mas fazendo Oposicao ao Governo do Estado, enquanto Estelizabel nao abre mão do projeto de governo no PSB inaugurado pelo ex-prefeito e atual governador entretanto se preparando para criticar o prefeito, maior desafeto.
 
Vamos aguardar para saber se no decorrer dos dias mais na frente teremos um segundo turno entre dois candidatos – Situação x Situação, Situação x  Oposicao ou Oposicao x Oposicao.
 
Com base na ultima pesquisa seria a ultima hipótese a vigir, mas o debate deu sinais de que pode alterar a ordem.
 

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo