{arquivo}De repente, mais uma vez, a cena política se vê tomada da repercussão com o resultado do Instituto Ipesp, de Recife, colocando os candidatos Cicero Lucena e José Maranhão empatados com 27% seguidos de Luciano Cartaxo com 12% e Estelizabel Bezerra apresentando 7%.
Independentemente dos números, o Ipesp precisa explicar alguns dados e/ou fenômenos para a compreensão da pesquisa:
1) Que fatos e/ou situações o ex-governador Maranhão criou nos últimos dias de campanha para se manter na liderança?
2) Por que os movimentos visíveis de Cícero como campanha articulada e de exposição midiática não se configuram na prática?
3) Onde andam os dados e repercussão dos apoios recebidos pelo candidato Luciano Cartaxo ( a exemplo dos vereadores Raoni Mendes, Geraldo Amorim e Pedro Coutinho, sem contar a adesão maciça dos petistas que estavam com Estelizabel?) Tudo isto, sem citar o apoio real do prefeito Luciano Agra. Nada disso vale? Nada se concretiza?
4) Aliás, Luciano Agra tem ou não influencia no processo?
5) O que faz a candidata se manter – se sem crescimento, mesmo tendo analistas conjunturais dizendo que ela, Estelizabel, vai superar as rejeições em torno de seu nome?
6) E rejeição não vale, se supera por querer?
7) A pesquisa mensurou a influência do governador na campanha de Estelizabel? Afinal, se dá para cima ou para baixo?
8) Por que os institutos divergem tanto de minúcias?
9) Enfim, a márgem de erro só funciona para cima?
10) Qual a tendência dos que estão em cima do muro?
Em síntese, as respostas às indagações servem para tirar a reação de espanto diante de tantos dados confusos, mal explicados.
Então, vamos aguardar o Ipesp dizer o que pensa sobre estas questões , antes que façamos nosso juízo de falar por conta própria abrigando duvidas que se espalham nos bastidores.
A não ser que o Ipesp pouco se importe em explicar o questionável.
AINDA GLAUCE E TARCISIO DE MIRANDA BURITY
Eis que, logo chegando na Capital, me deparo com email enviado pela historiadora Glauce Burity, viuva do ex-governador Tarcisio Burity, ainda tratando da denominação do Centro de Convenções. Reproduzo a seguir. Em tempo vamos comentar na sequencia.
Esta é a hora de pronunciarmos. Gostaria que v. enviasse aos amigos, via e-mail ou facebook, o seu pronunciamento a respeito do nome do Centro de Convenções Governador Tarcísio Burity.Trata-se de uma homenagem póstuma a quem foi o idealizador do Projeto Costa do Sol (ou Polo Turístico Cabo Branco), bem como ao desbravador daquela área. Ao deixar o governo em janeiro de 1991, havia concluído a infra-estrutura viária do projeto. Ronaldo, que o sucedeu, não deu a continuidade devida ao projeto e o deixou no total abandono. Foram retiradas a iluminaçaõ e o pórtico, erguido na entrada, foi demolido.
Não sou contra as homenagens que venham a ser prestadas à memória de Ronaldo, porém, é um dever de consciência respeitarmos os fatos e as realizações político-administrativas e, no caso presente, praticar-se-ia uma grande injustiça omitindo o nome de Tarcísio nesse contexto.
Envie aos seus amigos o seu pronunciamento. Se possível, à Imprensa. É muito importante a sua participação.
Com um abraço, os meus sinceros agradecimentos.
Da amiga de sempre.
Glauce
OUTROS NÚMEROS
Está no UOL. Entre administradores de seis das principais capitais do país, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), tem a pior avaliação. Numa escala de 0 a 10, os eleitores paulistanos lhe dão nota 4,4, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 19 e 20 de julho. Em São Paulo, foram ouvidas 1.075 pessoas.
A nota 4,4 também representa o pior desempenho de Kassab desde março de 2007, quando ele tinha um ano de mandato e recebeu 3,9. Nos últimos 14 meses, o Datafolha fez outras seis pesquisas de avaliação. Em todas elas, Kassab ficou abaixo de 5.
Eleito vice em 2004, Kassab assumiu a prefeitura em março de 2006 após a renúncia de José Serra (PSDB) para ser candidato a governador. Na série do Datafolha, o melhor desempenho de Kassab foi em outubro de 2008, justamente o mês de sua reeleição, quando obteve nota 6,6. Agora, ele apoia novamente a candidatura Serra.
No grupo das seis capitais, o prefeito com melhor desempenho é Marcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte, com nota 6,4. Em segundo lugar aparece o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), com 6,3.
Lacerda e Paes são candidatos à reeleição e lideram as pesquisas de intenção de voto com folga em suas cidades (confira os resultados na página A7).
No ranking das notas, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT) aparece em terceiro lugar, com 6,1. Atrás dele estão o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), com 5,6, e o de Recife, João da Costa (PT), com 5.
Entre os que poderiam disputar a reeleição, João da Costa é o único que não é candidato. Na capital pernambucana, o PT preferiu apostar na candidatura do ex-ministro da Saúde no governo Lula Humberto Costa.
UMAS & OUTRAS
…Muitos me indagaram sobre quem é o sociologo morador da orla maritima a fazer comentários de pesquisa. É dos PHDs da vida que insistem em se manter no anonimato. Asseguro que não é quem vocês estão pensando.
…O prefeito Luciano Agra ainda não se advertiu para o perigo em torno dele em face da grande quantidade de assessores comprometidos com outra candidatura, a de Estelizabel, hoje comandando a Prefeitura de João Pessoa.
…Lula vai passar uns dias de repouso.
…Por telefone, a enorme satisfação de conversar com o Lider do PSDB na Câmara dos Deputados, Bruno Araújo. Efeitos da Revista NORDESTE.
…Parte da agência Black Ninja de Recife, também de Antonio Lavareda, está com a campanha de Cicero Lucena. Não é o que dizem por aí.
…Lucas Sales tem atuado em várias campanhas.
…Tropas federais em Campina. É que o cacete se prenuncia. A tendência também.
…Na agenda do Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, constava dele fazer contatos em Campina neste sábado. Cancelou a atividade em face de compromissos apresentados pela presidenta Dilma.
…O preconceito continua forte nesta eleição de João Pessoa. Tem gente baixando o nivel no trato dos candidatos. Não é por ai.
…Tem empresa de CG, Insiel – de Juan, se instalando em Salvador. Competência é o nome disso.
…O arrecadador está levando muita grana para a campanha alternativa.
…A insônia toma conta de moradores de Miramar.
ÚLTIMA
“Quantos eram inverno/ outros verão…”

