Rio + 20 e a pouca eficácia do Encontro

{arquivo}RIO DE JANEIRO – A Paraíba acostumada a dar tanta importância à crise e às acusações políticas nem sempre dá relevância aos fatos ou personagens de seu berço com conquistas especiais e até repercussão internacional. É o que se efetiva desde sexta-feira aqui, na capital fluminense, em relação ao senador Cícero Lucena conduzindo-se no processo como presidente da Cúpula Mundial de Legisladores, cujo evento transcorre no belo plenário da Assembléia Legislativa.

Volto ao tema porque, somente ao vivo e a cores, conversando com as autoridades brasileiras e dos 86 paises podemos dar dimensão à altura do que o senador produz como presidente da GLOBE Rio +20, instância de articulação internacional que pela primeira vez vai inserir o segmento dos legisladores na pauta para oferecer aos Chefes de Estado uma conduta e procedimento indispensável para que o Pacto entre as Nações ocorra com resultados.

Se bem que, não temos duvidas em dizer que a Rio +20 está fracassando enquanto articulação internacional eficiente porque as grandes nações do Mundo estão boicotando os possíveis avanços de acordo global para atacar a miséria, os problemas econômicos e as agressões ao meio ambiente. EUA, China, Alemanha participam da reunião, mas não se interessam para efetivar Protocolo especial.

A renovação dos compromissos políticos dos paises com o desenvolvimento sustentável e a identificação dos gargalos e novos desafios de implementação das ações previstas nas conferencias anteriores são alguns dos assuntos que acompanhei de perto surpreendendo-me com a participação de Cícero Lucena no comando da Cúpula.

ÚLTIMA

“Minha pele era negra/ desbotou…”

 

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo