{arquivo}O Partido dos Trabalhadores em João Pessoa formaliza neste domingo, com base no colégio eleitoral de duzentos delegados com maioria pró-candidatura própria, a ascensão formal, legal e legítima do deputado estadual Luciano Cartaxo como primeiro candidato à Prefeitura Municipal da capital paraibana, em 2012.
Parece enredo de “conto político impossível”, mas não é; se traduz na novidade que o PT pessoense está oferecendo à história interna e na mais importante cidade do Estado com um viés de inserção de uma Proposta para debate e construção, se possível, de uma forma de tratar os problemas com abrigo de idéias, ajustes de métodos, agregação de valores dos diversos segmentos sociais, enfim, expondo uma alternativa de gestão participativa e inovadora.
Luciano Cartaxo resgata um tanto do que um dia significou o PT. Mas tem muitos desafios, a partir do cenário interno onde persiste já não mais com a mesma força um agrupamento dissidente à sua proposta, além do mais precisará sair do arcabouço partidário, mesmo ele sendo muito importante, para dialogar com quem não é do partido – sobretudo outros de todas as matizes.
O PT e Luciano precisam entender que a sociedade passou a ser mais exigente, está longe daquela tese de que “o povo é alienado”, não é, e que os problemas básicos ainda são os mesmos (saúde publica, educação, infraestrutura – trânsito, etc, mobilidade, emprego, renda, inovação – este ultima envolvendo economia criativa onde se encontra a arte e a cultura ansiosas por um tratamento mais decente.
O partido age bem ao se resolver internamente mas, como disse e repito, o PT só terá chances reais de ter um prefeito de João Pessoa pela primeira vez na historia se souber compreender todas as nuances históricas, as necessidades da população, o significado das lideranças políticos – seus acertos e erros – mas, fundamentalmente, abrigando o que serve na conjuntura atual e ajustar fortemente o que está dando errado.
É um desafio e tanto, mas ao PT e a Luciano competem agora a superação, domínio de cena e provar ao eleitorado que têm Proposta distinta e à altura do anseio popular.
LUCIANO MARIZ MAIA: ASCENSÃO POR MÉRITO
{arquivo}Neste sábado de sol, eis que me chega uma informação formidável, extraordinária, porque não dizer. É que o advogado Luciano Mariz Maia, depois de consolidar-se no mundo intelectual pelo Doutorado na Sorbonne (França) acaba de promovido por merecimento ao cargo de Sub-Procurador Geral da República, agora precisando trabalhar em Brasilia.
Luciano estará participando de seleto grupo de sub – procuradores gerais, ao lado de outros paraibanos ilustres como Eitel Santiago e Haroldo Ferraz da Nóbrega, este último de Santa Luzia, irmão de Chicão.
É sempre assim: quando se tem talento e se investe no saber invariavelmente vem o saldo da compensação e reconhecimento.
Se tudo isso fosse pouco, Luciano já conta com o filho primogênito, Francisco, com Mestrado na PUC de São Paulo e Lucas também seguindo o rumo paternal aprimorado pelo nivel intelectual da mãe, arquiteta Débora Julinda.
EM TEMPO, OUTRO GRANDE TALENTO
Não pensem que estou com mania de elogios fáceis, não. Ao contrário, prefiro usar do fator de justiça para dar reconhecimento à quem merece.
É o que se aplica inteiramente à professora Giuliana Dias Vieira, da UEPB, filha do professor amigo Sebastiao Vieira (CG), que conseguiu nota máxima na Banca da Sorbonne (França), recentemente, pelo trabalho apresentado sobre “ Direitos Fundamentais no sistema europeu; entre unidade e a dualidade”.
Só a Educação produz fatos extraordinários como este. Se for necessário, vamos tirar o chapéu e brindar com Giuliana seu mérito iniciado com seus pais educadores.
ÙLTIMA
“Onde houver dúvidas/ que eu leve a fé…”

