D´agora até a próxima semana, a impressão é que haverá um esfriamento na política partidária no Brasil, em particular na Paraíba. Os fatos policiais, imagino, é que não devam deixar de gerar registros preocupantes. De março em diante, Lula consolidará a candidatura de Fernando Haddad como candidato a prefeito de São Paulo, da mesma forma que Jose Serra dará marcha à ré e será candidato ao mesmo cargo, ambos brigando pelo apoio do atual prefeito, Gilberto Kassab, hoje namorando politicamente com o PT, mas com chamego mais antigo com o PSDB.
No âmbito estadual, vamos começar a ter definidas as candidaturas. O PSB e o governador Ricardo Coutinho devem fechar de vez os apoios a Estelizabel Bezerra tirando Nonato Bandeira da parada, da mesma forma que a Oposição estará se resolvendo.
A custo de hoje, em João Pessoa, o PMDB lançará candidato (hoje José Maranhão, mas pode ser Manoel Jr?), o PSDB terá o senador Cícero Lucena na condição de porta – estandarte e o PT – este dia 18 de março dirá se lança candidatura própria (Luciano Cartaxo) ou apóia o PSB.
Tem ainda as candidaturas do PSC, PSOL, PSTU – sigla e partidos considerados nanicos, mas que precisam ser inseridos no contexto.
CAMPINA AGAIN
Novamente é preciso entender e encarar a cena da Rainha da Borborema como fundamental na direção do futuro. Embora haja visível ascensão de Daniel Ribeiro e Tatiana Medeiros, o nome de Romero Rodrigues como representante dos Cunha Lima passará por teste definitivo, embora a maior preocupação seja o desgaste dele com a proximidade e vinculo político com o governador Ricardo.
Na cidade, quem estiver nessa condição certamente sofrerá como nunca se viu.
CULTURA: “A QUEM INTERESSAR POSSA”
O Ministério da Cultura elaborou nova Instrução Normativa (IN) para readequar os procedimentos de apresentação, recebimento, análise, aprovação, execução, acompanhamento e prestação de contas de propostas culturais, com vistas a incentivos fiscais do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), implementado pela Lei Rouanet. Entre as mudanças, está a fixação do número de admissão de novos projetos em 6.300 por ano, respeitando os limites por área cultural, e o reforço da monitoração pelos produtores culturais junto ao Salic, que passará por melhorias ainda no primeiro semestre, no intuito de simplificar e agilizar os processos.
IVAN BURITY
Nos bastidores, têm-se como certa a ascensão do advogado Ivan Burity na Secretaria de Desenvolvimento Urbano no lugar de Lucius Fabianus, que vai disputar a Câmara Municipal.
Ivan é “das antigas” na relação com o alcaide. São vizinhos.
WEICK TAMBÉM?
Outro que tem sido lembrado para um posto no Governo Municipal é o advogado Marcelo Weick. Será?
BLOCOS DA UFPB
No bloco Muriçocas do Miramar teve candidaturas para todos os gostos. A de Lúcia Guerra resolveu concentrar e sair num arrastão com frevo e alegria pela Epitácio Pessoa.
A turma de Margarete Menezes preferiu montar uma base na calçada do Esporte Clube Cabo Branco, ao lado dos camarotes VIPs.
UMAS & OUTRAS
…Ninguém viu o governador no bloco puxado por Fuba. Que aconteceu?
…Nem o prefeito andando distribuindo acenos.
ÚLTIMA
“Tô vendo tudo/ tô vendo tudo…”
