Um Bloco em construção futurista

{arquivo}BRASÍLIA – É preciso acompanhar com atenção os movimentos protagonizados de uns tempos para cá envolvendo o PT – a ala majoritária em nível estadual -, o PP e o PSC. Pode ser que não dê em nada mas tem tudo para se constituir na novidade da disputa eleitoral de 2012 se lograrem êxito as articulações nas disputas em João Pessoa e Campina Grande.

Não é tarefa das mais fáceis porque depende da decisão primeira em torno do PT. Se houver o que já projetam as primeiras pesquisas internas dando candidatura própria em torno de Luciano Cartaxo é provável, muito provável que o PP e o PSC numa composição inédita construam uma base de resultados.

Tem ainda que, na hipótese de Luciano Cartaxo ser candidato, ver como ficará a questão de Campina Grande porque por lá se fala em candidatura própria do PT sabendo-se ainda do diálogo petista com o PMDB dos irmãos Vital.

Mas, independente de circunstâncias, os encontros seqüenciados entre PT – PP e PSC ultimamente intuem um cheiro inovador de articulação diferente podendo, como disse anteriormente, se constituir em fato novo no processo deste ano porque atrai discussões temáticas, caras novas e projetos com perspectiva de construção. Podem criar uma aura especial, portanto.

No caso do PT, impressiona a rearticulação de muita gente da fundação e das fases mais expressivas do partido na cidade reagrupados em torno do movimento pró candidatura própria.

Neste contexto distinga-se o fato inusitado da ascensão do deputado federal Aguinaldo Ribeiro como Ministro das Cidades cujo efeito tem vitaminado politicamente o entorno do PP, não só em Campina com sua irmã, Daniela Ribeiro, mas também em João Pessoa. Um detalhe: vários candidatos de expressão do PV da Capital já se passaram de mala e cuia para o time de Enivaldo e Durval Ferreira.

Quanto ao PSC, além da experiência de Italo Kumamoto o partido conta com a inquietude do ex-senador Marcondes Gadelha, do reforço de Rômulo Soares, além do fato do deputado Leonardo Gadelha ser peça interessadissima em se manter na Câmara Federal – tudo convergindo para uma convivência duradoura no Estado.

Por essas e outras nos atentemos para o fato desse trio poder revelar-se como a novidade de 2012.

AINDA A FOLIA DE RUA

Soube por várias fontes que o presidente do Folia de Rua, Bola Nonato, promoveu café-da-manhã com os blocos para apresentar a programação. Falou do apoio importante dos patrocinadores, a partir da Prefeitura de João Pessoa e o Governo, mais o do senador Vital do Rego Filho.

A postura da FUNJOPE em reafirmar os compromissos é algo que merece registro, da mesma forma que a ação espontânea do senador.

Não gostei foi de saber que o ex-vereador Neto Franca foi para o encontro dar pitaco gerando intromissão indébita descabida porque o apoio e o reconhecimento sempre são bem-vindos, mas ingerência tem de ficar fora.

Se eu fosse presidente, como jã o fui, ele não teria botado os pés por lá.

Cada macaco no seu galho.

CONFETE E SERPENTINA

O bloco está com toda a estrutura pronta para sair nesta sexta-feira concentrando-se defronte à Praça Dom Ulrico. Este ano, como das vezes anteriores, a organização está colocando à disposição dos foliões o samba (alô alô Mirandinha) e o frevo com a maestrina Mércia, uma das poucas que sabe tocar o hino do “Confete e Serpentina”, de autoria de Fuba.

Pela manhã, logo cedo da sexta-feira (6h30) haverá a Alvorada da Folia com o hasteamento da bandeira do Bloco e um café-da-manhã caprichado com direito à benção do padre a ser indicado pelo arcebispo Dom Aldo Pagotto.

O presidente do bloco, Vinicius Santos, informa que todos – sem exceção – estão sendo convidados a participar da concentração a partir das 20h00 até meia-noite quando sairá pelas ruas estreitas do Centro Histórico.

UMAS & OUTRAS

…São muitos os veiculos com adesivos na Capital pro Nonato Bandeira. A pergunta que não quer calar: isto é combinado ou rebeldia?

O apoio anunciado pelo PMN (vide Lidia Moura) é fato expressivo em Campina.

O senador Lindberg Farias parece estar se intrigando de paraibanos, nem falar mais, fala. Será que é pelo fato do Pré-Sal ter motivado reação na Paraiba contra o parlamentar paraibano?

O senador Vital Filho está promovendo uma articulação em favor do vinho de Portugal em nivel de gerar muito envolvimento português com repercussao naquele País tanto quanto no Brasil. Nesta quinta-feira em diante vamos dar difusão porque merece e é medida especial do parlamentar paraibano.

Em 1995, o então governador Antonio Mariz adotou a publicação das Contas do Governo no Jornais do Estado. Depois entrou em desuso, até hoje. Mas que era fato relevante, disso ninguém tinha dúvida. De fato não é fácil ser transparente.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê…”

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo