{arquivo}BRASÍLIA – É preciso acompanhar com atenção os movimentos protagonizados de uns tempos para cá envolvendo o PT – a ala majoritária em nível estadual -, o PP e o PSC. Pode ser que não dê em nada mas tem tudo para se constituir na novidade da disputa eleitoral de 2012 se lograrem êxito as articulações nas disputas em João Pessoa e Campina Grande.
Não é tarefa das mais fáceis porque depende da decisão primeira em torno do PT. Se houver o que já projetam as primeiras pesquisas internas dando candidatura própria em torno de Luciano Cartaxo é provável, muito provável que o PP e o PSC numa composição inédita construam uma base de resultados.
Tem ainda que, na hipótese de Luciano Cartaxo ser candidato, ver como ficará a questão de Campina Grande porque por lá se fala em candidatura própria do PT sabendo-se ainda do diálogo petista com o PMDB dos irmãos Vital.
Mas, independente de circunstâncias, os encontros seqüenciados entre PT – PP e PSC ultimamente intuem um cheiro inovador de articulação diferente podendo, como disse anteriormente, se constituir em fato novo no processo deste ano porque atrai discussões temáticas, caras novas e projetos com perspectiva de construção. Podem criar uma aura especial, portanto.
No caso do PT, impressiona a rearticulação de muita gente da fundação e das fases mais expressivas do partido na cidade reagrupados em torno do movimento pró candidatura própria.
Neste contexto distinga-se o fato inusitado da ascensão do deputado federal Aguinaldo Ribeiro como Ministro das Cidades cujo efeito tem vitaminado politicamente o entorno do PP, não só em Campina com sua irmã, Daniela Ribeiro, mas também em João Pessoa. Um detalhe: vários candidatos de expressão do PV da Capital já se passaram de mala e cuia para o time de Enivaldo e Durval Ferreira.
Quanto ao PSC, além da experiência de Italo Kumamoto o partido conta com a inquietude do ex-senador Marcondes Gadelha, do reforço de Rômulo Soares, além do fato do deputado Leonardo Gadelha ser peça interessadissima em se manter na Câmara Federal – tudo convergindo para uma convivência duradoura no Estado.
Por essas e outras nos atentemos para o fato desse trio poder revelar-se como a novidade de 2012.
AINDA A FOLIA DE RUA
Soube por várias fontes que o presidente do Folia de Rua, Bola Nonato, promoveu café-da-manhã com os blocos para apresentar a programação. Falou do apoio importante dos patrocinadores, a partir da Prefeitura de João Pessoa e o Governo, mais o do senador Vital do Rego Filho.
A postura da FUNJOPE em reafirmar os compromissos é algo que merece registro, da mesma forma que a ação espontânea do senador.
Não gostei foi de saber que o ex-vereador Neto Franca foi para o encontro dar pitaco gerando intromissão indébita descabida porque o apoio e o reconhecimento sempre são bem-vindos, mas ingerência tem de ficar fora.
Se eu fosse presidente, como jã o fui, ele não teria botado os pés por lá.
Cada macaco no seu galho.
CONFETE E SERPENTINA
O bloco está com toda a estrutura pronta para sair nesta sexta-feira concentrando-se defronte à Praça Dom Ulrico. Este ano, como das vezes anteriores, a organização está colocando à disposição dos foliões o samba (alô alô Mirandinha) e o frevo com a maestrina Mércia, uma das poucas que sabe tocar o hino do “Confete e Serpentina”, de autoria de Fuba.
Pela manhã, logo cedo da sexta-feira (6h30) haverá a Alvorada da Folia com o hasteamento da bandeira do Bloco e um café-da-manhã caprichado com direito à benção do padre a ser indicado pelo arcebispo Dom Aldo Pagotto.
O presidente do bloco, Vinicius Santos, informa que todos – sem exceção – estão sendo convidados a participar da concentração a partir das 20h00 até meia-noite quando sairá pelas ruas estreitas do Centro Histórico.
UMAS & OUTRAS
…São muitos os veiculos com adesivos na Capital pro Nonato Bandeira. A pergunta que não quer calar: isto é combinado ou rebeldia?
…O apoio anunciado pelo PMN (vide Lidia Moura) é fato expressivo em Campina.
…O senador Lindberg Farias parece estar se intrigando de paraibanos, nem falar mais, fala. Será que é pelo fato do Pré-Sal ter motivado reação na Paraiba contra o parlamentar paraibano?
…O senador Vital Filho está promovendo uma articulação em favor do vinho de Portugal em nivel de gerar muito envolvimento português com repercussao naquele País tanto quanto no Brasil. Nesta quinta-feira em diante vamos dar difusão porque merece e é medida especial do parlamentar paraibano.
…Em 1995, o então governador Antonio Mariz adotou a publicação das Contas do Governo no Jornais do Estado. Depois entrou em desuso, até hoje. Mas que era fato relevante, disso ninguém tinha dúvida. De fato não é fácil ser transparente.
ÚLTIMA
“O olho que existe/ é o que vê…”
