{arquivo}NATAL – O fim-de-semana chegou animado em vários níveis, especialmente na política partidária onde pontificou o PSB, a demonstração de prestigio do governador Ricardo Coutinho de trazer Eduardo Campos para o lançamento da pré-campanha de Estelizabel Bezerra. Aliás, o governador pernambucano foi alvo de extensa reportagem na Revista ÉPOCA reaquecendo problemas vividos por ele nos anos 90, ainda por conta de precatórios quando do Governo Arraes. Mas a Coluna tem outros assuntos a tratar,especialmente dos bastidores.
A presença de Campos em João Pessoa neste sábado referendou prestigio particular de RC na relação com o PSB nacional e mais ainda à pré-candidata Estelizabel agora batizada pela maior expressão do Socialismo brasileiro reforça o projeto que representa deixando a fragilizada intenção do Secretário Nonato Bandeira de também querer ser candidato.
Não que Nonato dependa do PSB, enquanto partido posto que é do PPS, mas o movimento deste sábado comandado pessoalmente por Ricardo sinaliza claramente que inexiste Plano B (a pré-candidatura do secretário de Comunicação), portanto, ou se enquadra e desiste ou vai ampliar o fosso e a desconfiança entre o governador e ele próprio.
Em síntese, o sábado foi de reforço ampliado em favor de Estelizabel.
Erundina esqueceu rápido
Quem também esteve reforçando a pré-candidatura de Estelizabel foi a deputada federal Luiza Erundina. Chamou a atenção sua presença porque até bem pouco tempo atrás ela condenava a postura do governador Ricardo de ter defenestrado a sua amiga e arquiteta Rossana Honorato sem dó nem piedade.
Erundina se queixava da conduta do governador, mas esqueceu desses detalhes muito depressa.
Eduardo Campos incomoda pra valer
A Revista ÉPOCA desta semana traz entre as diversas reportagens uma vasta matéria jornalística relembrando o Caso dos Precatórios de Pernambuco envolvendo o atual governador Eduardo Campos – à época de 1997 era Secretário da Fazenda do Governo Arraes (seu avô) em esquema de fraudes com títulos públicos.
Lembro muito bem do caso, até porque nesse tempo um paraibano de nome Inaldo Leitão foi muito importante para elucidar o assunto que gerou uma CPI no Congresso Nacional. Inaldo foi determinante, repito, para tirar o ex-secretário de uma das mais fortes denuncias em Pernambuco.
A matéria, na verdade, reproduz um assunto requentado como sinalização clara de querer desestabilizar o governador pela condição de nome lembrado para a sucessão de 2014 na Presidência da República até porque é paparicado por partidos aliados a Dilma, como da Oposição, a exemplo do PSDB.
Está evidente que ele é alvo de fogo amigo mesclado com interesse demasiado dos seus adversários de Pernambuco.
Particularmente, tenho opinião renovada de que o governador não tem nada a desaboná-lo, como pressupõe a reportagem, e deve seguir na perspectiva de crescimento gradativo até 2014.
Umas & Outras
…Os indices de rejeição ao governador RC cresceram em Campina Grande. Pesquisas em curso vão revelar estágio preocupante, isso na ótica dos governistas.
…A governadora do Rio Grande do Norte, Rozalba Ciarlini, bateu o pé: vai ampliar o arrocho nas contas para atingir o limite prudencial nas contas do Governo.
…Como acontece na Paraíba, por aqui ela vai enfrentar uma onda de insatisfações no funcionalismo estadual, que anuncia mobilizações a partir da segunda-feira. Aliás, protocolaram pedido de audiência mas na obtiveram resposta.
…No plano de Natal, a prefeita Micarla anunciou uma reforma administrativa mudando muitos secretários. Chamou a atenção a queda do Super Secretário Kalazans Bezerra deixando o primeiro escalão.
…Essa história de Super Secretário sempre termina assim!
…Quem chega por aqui na segunda-feira é o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. Lembro dele dos tempos dos ENECOMs – Encontro dos Estudantes de Comunicação Social, onde era líder nacional.
…Anotem: Tavinho Santos pode ser candidato a vice-prefeito. Voltarei ao assunto na sequência.
…A Gráfica Moura Ramos promoveu workshop em Natal envolvendo os vários níveis dos seus colaboradores.
…Muita gente confirmando presença na posse do Ministro Aguinaldo Ribeiro na próxima segunda-feira, às17 horas, no Palácio do Planalto.
ÚLTIMA
“Gemeram entre cabeças
A ponta do esporão
A folha do não-me-toque
E o medo da solidão…”